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21/07/2015    IPAJM ORIENTA COMO PREENCHER FORMULÁRIO DE MARCAÇÃO DE PERÍCIA VIA ONLINE
O IPAJM orienta como reencher o formulário de marcação de perícia médica tanto a admissional quanto a comum para homologação de lice3nças médicas. Basta acessar o site www.ipajm.es.gov.b
clique no banner "Marcação de Perícia" ou entre em contato pelo teleatendimento: 800-2836640






24/06/2015           SITE VAI MONITORAR REMOÇÃO DE CONTÉUDO DA INTERNET

CTRL+X é o comando de computador para cortar um texto ou parte dele. Agora, é também o nome de site (ctrlx.org.br) que transforma a retirada de conteúdos da internet por ordem judicial em banco de dados pesquisável.


A base de dados começará a ser alimentada nas próximas semanas e permitirá ao usuário fazer consultas por local, data, alegação e nome das partes, entre outras opções.
 





07/05/2015                      SAÚDE – FALANDO UM POUCO DE “Memória Curta”.


Nosso dia a dia passa tão rápido que é comum esquecer: senha, nº de documento e principalmente data de aniversário, etc.
E para melhorar nossa memória, é preciso ter qualidade de vida. Mesmo diante do famoso “não tenho tempo pra cuidar de mim”, é preciso fazer esse tempo, para o próprio bem estar, crescer profissionalmente e reconhecimento cidadão. A memória é a base para adquirir conhecimento. Está relacionada com orientação no tempo e no espaço, bem como com habilidades intelectuais e mecânicas. É extremamente importante para a aprendizagem, sendo responsável pelo registro e recuperação de experiências do passado. A memória é um fenômeno biológico e psicológico, envolvendo vários sistemas cerebrais que funcionam juntos. Portanto, a memória não está localizada em uma estrutura isolada do cérebro.
Toda vez que aprendemos alguma coisa, ou adquirimos alguma experiência, as células do cérebro sofrem uma alteração, a qual se refletirá em seu comportamento. O cérebro deve ser entendido como se fosse um músculo. Se não for usado, acaba atrofiando. Quem exercita o cérebro tem mais chance de manter a memória preservada.
Pessoas com mais de 60 anos apresentam mais lapsos de memória. A frequência de esquecimento pode indicar a necessidade de um check-up com um neurologista. Atualmente vários exames podem tornar o diagnóstico mais preciso.
Existem muitas coisas que podemos fazer para melhorar a memória:
1- Estimular a memória: Aprenda coisas novas, novas habilidades e novos conhecimentos, tais como pintura, música, dança, computação ou um novo idioma.
2- Ficar atento: Concentre-se no que você considera mais importante, procurando afastar, naquele momento, todos os demais pensamentos.
3- Estresse, ansiedade e agitação dificultam muito a capacidade de manter a atenção e prejudicam a memória.
4- Praticar exercícios mnemônicos: Procure associar fatos a imagens e tente guardá-los na memória. Exemplo: feche os olhos e imagine uma pizza. Sinta o aroma, a massa crocante e o sabor do recheio. Se a sua boca se encheu de água enquanto você visualizou a pizza, você fez um bom trabalho.
5- Alimentar-se corretamente: A alimentação equilibrada é fundamental para a conservação da memória. Cereais, vegetais, frutas e massas possuem vitamina B12, ácido fólico e tiamina, que são importantes para a conservação da memória. A hidratação deve ser adequada, pois a falta de água tem um efeito prejudicial direto sobre a memória.
6- Praticar exercícios físicos: A atividade física regular traz benefícios para a memória. Uma simples caminhada diária contribui para a sua conservação.
7- Dormir bem: Uma noite de sono é fundamental para a memória. Quem sofre de insônia está sujeito a um processo de fadiga crônica, que prejudica a habilidade de concentrar-se e armazenar informações.

Fonte: Tomaz, C. Memória e Emoções, Ciência Hoje nº83 - agosto de 1992





29/04/2015      COMPUTAÇÃO EM NUVEM
CONHEÇA AS VANTAGENS E DESVANTAGENS

   VANTAGENS E DESVANTAGENS DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM
                              
VANTAGENS - A Computação em Nuvem oferece várias vantagens para usuários finais e negócios de todos os tamanhos. Você não precisa mais dar suporte à infraestrutura ou de ter conhecimento para desenvolver e manter a infraestrutura.

EFICIÊNCIA DE CUSTOS
Essa é a maior vantagem da Computação em Nuvem. Ela advém da eliminação dos investimentos em servidores exclusivos para uma aplicação. Alavancado pelo poder da Nuvem, as companhias podem economizar na compra de licenças e ao mesmo tempo eliminar custos como o de servidor de dados, atualização de softwares, atualização de servidores, etc…A Nuvem está disponível a taxas muito menores do que abordagens tradicionais e podem diminuir significantemente os custos com TI. Ao mesmo tempo, estão surgindo modelos escaláveis e convenientes de pagamento (como pagamento único ou pagamento por utilização), fazendo a nuvem mais atrativa. Em termos mais técnicos, a nuvem entrega um melhor fluxo de caixa ele eliminando os custos associados com o desenvolvimento e manutenção da infraestrutura.

CONVENIÊNCIA E DISPONIBILIDADE CONTÍNUA 
Nuvens públicas oferecem serviços que estão disponíveis em qualquer lugar que o usuário final possa estar localizado. Essa abordagem permite fácil acesso à informação e acomoda usuários de diferentes fusos horários. Como efeito colateral, aumentam as possibilidades colaboração já que agora é mais fácil acessar, ver e modificar documentos e arquivos.
Além disso, o uptime dos serviços é garantido na maioria dos casos, provendo a disponibilidade contínua de recursos. Os vendedores de nuvem, tipicamente, usam vários servidores para maior redundância. No caso de um sistema falhar, instâncias de outras máquinas são ligadas automaticamente.

BACKUP E RECUPERAÇÃO DE DADOS
O processo de backup e recuperação de dados é simplificado já que agora ele reside na nuvem e não em um dispositivo físico. Os provedores de nuvem oferecem um formas confiáveis e flexíveis de backup e recuperação de dados. Em alguns casos, a nuvem é usada puramente como sistema de backup de máquinas locais.

A NUVEM É AMIGA DA NATUREZA
Em geral, a Nuvem é mais eficiente do que a uma estrutura de TI típica e consome menos recursos para trabalhar, economizando energia. Por exemplo, quando os servidores não estão sendo usados, a infraestrutura pode se reescalar para liberar recursos e consumir menos energia. A todo instante, apenas os recursos que são necessariamente necessários são consumidos pelo sistema.

ELASTICIDADE E REDUNDÂNCIA
Usualmente, uma Nuvem é construída sobre uma arquitetura robusta para prover elasticidade e redundância para os usuários. A Nuvem oferece um sistema de transferência automático entre as plataformas de hardware que incluem serviços de recuperação de desastres.

ESCALABILIDADE E PERFORMANCE
Escalabilidade é uma qualidade embutida de ambientes de Nuvem. As instâncias de Nuvem são construídas automaticamente quando necessárias e, como resultado, você paga apenas pelas aplicações e armazenamento que você precisa. De mãos dadas com isso, vem a elasticidade, já que permite as nuvens podem escalar para atender a necessidade que o seu sistema de TI. Em relação a performance, os sistemas utilizam arquiteturas distribuídas que oferecem uma excelente velocidade de computação. De novo, é responsabilidade do provedor garantir que seus serviços rodem com os menores custos. As instâncias podem ser adicionadas instantaneamente para aumentar a performance e os tem acesso total ao hardware central da nuvem via seus dashboards.

RÁPIDA INSTALAÇÃO E INTEGRAÇÃO FACILITADA
Um sistema em nuvem pode estar pronto e rodando num curto período, fazendo a instalação rápida um benefício chave. No mesmo aspecto, a introdução de um novo usuário no sistema acontece instantaneamente, eliminando longas esperas.
Além disso, a integração de software ocorre automaticamente e organicamente em instalações de nuvens. Um negócio pode escolher os serviços e aplicações que melhor se adequam as suas preferências, tendo um esforço mínimo para customizar e integra essas aplicações.

AUMENTO NA CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO
A nuvem pode acomodar e armazenar muito mais dados comparados com um computador pessoal, de modo que ela pode oferecer armazenamento quase ilimitado. Isso elimina a preocupação e ficar sem espaço e ao mesmo tempo tira a necessidade de melhorar a qualidade do hardware, reduzindo o custo de TI.

DIVERSIDADE DE DISPOSITIVOS E INDEPENDÊNCIA DE LOCALIDADE
Serviços da computação em Nuvem pode acessados via uma grande variedade de dispositivos eletrônicos que são capazes de ter acesso à internet. Além dos PCs tradicionais, entram nessa lista os smartphones, tablets,etc. Com a Nuvem, o conceito de traga seu próprio dispositivo[Bring your own device] (BYOD) pode ser facilmente adotado, permitindo que empregados usem seus dispositivos pessoais móveis no ambiente de trabalho.
Além de decidir qual dispositivo utilizar, o usuário final também decide de onde ele quer acessar o serviço. Não existe nenhuma limitação de meio ou de local. Nós podemos acessar nossas aplicações e dados de qualquer lugar no mundo, fazendo esse método muito atrativo para as pessoas. Computação em Nuvem tem uma apelação especial para companhias internacionais oferecendo a flexibilidade de ter os arquivos aonde eles estiverem.

SUAVE CURVA DE APRENDIZAGEM 
Aplicações em Nuvem, tipicamente, possuem uma curva de aprendizagem suave já que as pessoas já usam esse tipo de serviço. Usuários tendem a achar mais fácil adotá-los e se acostumarem a esse tipo de serviço. Os principais exemplos disso são as aplicações como Gmail e Google Docs.



DESVANTAGENS
Acabamos de enfatizamos que a Computação em Nuvem é uma ferramenta que oferece vários benefícios para seus adeptos. Contudo, sendo uma ferramenta, ela também tem seus problemas e suas deficiências. Vamos citar as mais importantes.
NA NUVEM SEGURANÇA E PRIVACIDADE
Segurança é a grande preocupação quando o assunto é Computação em Nuvem. Ao deixar sua estrutura baseada em uma nuvem remota, a companhia acaba liberando dados e informações privados, coisas que podem ser sensíveis e confidenciais. Acaba se tornando função do gerenciador de nuvem proteger e cuidar dos dados, por isso a confiança no provedor é algo muito crítico. A existência de uma companhia pode ser colocada em risco, por isso todas as demais possibilidades devem ser analisadas antes de uma decisão. Por esse mesmo caminho, até mesmo usuários finais pode se sentir incomodados em compartilhar seus dados para terceiros.
Similarmente, a privacidade na Nuvem é outro grande problema. Companhias e usuários devem confiar nos seus vendedores de serviços em Nuvem para protegerem seus dados de pessoas não autorizadas. As várias histórias de perda de dados e vazamento de senhas na mídia não melhoram a opinião dos usuários mais desconfiados.
DEPENDÊNCIA DO VENDEDOR
Uma das maiores desvantagens da Computação em Nuvem é a dependência implícita do provedor. Isso é o que a indústria chama de “dependência do vendedor”, já que é difícil – em alguns casos impossível – migrar os dados de um provedor uma vez que você já utiliza bem seus serviços. Se um usuário deseja migrar para outro provedor, ele poderá passar por muitos problemas para transferir uma grande quantidade de dados do provedor antigo para o novo. Essa é outra razão pelo qual você deve escolher cuidadosamente e contemplar bem todas as opções quando está escolhendo um provedor.
DIFICULDADES TÉCNICAS E TEMPO DE INATIVIDADE
Certamente, empresas menores vão adorar não ter que lidar com as dificuldades técnicas diárias e vão preferir deixar esse tipo de situação para uma empresa de TI estabelecida, contudo você deve ter em mente que todos os sistemas podem enfrentar disfunções de tempos em tempos. Interrupções e Inatividade são coisas possíveis mesmo para os melhores provedores de Nuvem, como o passado já mostrou.
Adicionalmente, você deve lembrar que toda a configuração depende de acesso à internet, assim todos os problemas de rede e conexão vão fazer a configuração inútil. Como um detalhe menor, também tenha em mente que pode levar vários minutos para a Nuvem detectar uma queda no servidor e lançar uma nova instância dos serviços.
CONTROLE LIMITADO E FLEXIBILIDADE
Já que as aplicações e serviços rodam remotamente em ambientes virtuais de terceiros, companhias e usuários tem um controle limitado sobre as funções de software e hardware executadas. Além disso, como software remoto é usado acaba faltando, usualmente, algumas funções que existem em aplicações locais.
VULNERABILIDADE CRESCENTE
Relacionado com a segurança e privacidade mencionados antes, note que soluções baseadas em Nuvem estão expostas na internet e são, assim, alvos mais fáceis para usuários maliciosos e hackers. Nada na internet é completamente seguro e mesmo os maiores jogadores sofrem de ataques sérios e falhas de segurança. Devido a interdependência de sistemas, se uma das máquinas de armazenamento de rede é comprometida, pode haver vazamento de informações pessoais para o mundo.
CONCLUSÃO
A despeito das desvantagens e do fato de que ainda é uma tecnologia que está engatinhando, a Computação em Nuvem ainda é forte e tem grande potencial no futuro.
Sua base de usuários cresce constantemente e cada vez mais grandes empresas são atraídas para isso, oferecendo serviços melhores e mais aprimorados.
 Fonte: http://www.javacodegeeks.com/pt-br/2015/03/vantagens-e-desvantagens-da-computacao-em-nuvem-pros-e-contras-da-computacao-em-nuvem.html






15/04/2015                ASPECTOS SOCIAIS DA INFORMÁTICA E INTERNET             





Edith Rodrigues Novaes Suim

(Professora Técnica Pedagógica /NTE/NFR/SRE/NV)


“A informática é o termo usado para descrever o conjunto das ciências da informação (ciência da computação, teoria da informação, processo de cálculo análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e de modelagem dos problemas). É a ciência do tratamento automático das informações sobre suas mais variadas formas.”

Nos dias atuais torna-se cada vez mais necessário ter acesso à tecnologia da informação, pois as nossas atividades laborais estão diretamente ligadas à tecnologia. Para tanto, o indivíduo está sempre buscando inovações tecnológicas, para garantir o seu próprio espaço. Por outro lado, já pensou se houver um grande blackout a cunho mundial? O mundo simplesmente "pára" e haveria muitos e muitos transtornos. Principalmente para os serviços públicos que estão informatizados.

Dessa forma, a internet, pela sua expansão planetária e aberta ao público apresenta-nos serviços gerais pelos quais podemos usar redes sociais para comunicação e/ou de informações, cursos, compras, sem sair de casa, e tantas outras coisas bem como os softwares e produtos criados como PCs, Tablets, IPOD que estão em casa, lojas, meios de transportes, etc. Haja vista que, o comércio também facilita o acesso de interação e informação com o cliente. Porém, é preciso estar atento às situações em que empresas precisam armazenar nossos dados pessoais. Porque, infelizmente e constantemente, ouvimos em noticiários os famosos golpes de compras e empréstimos em nome de pessoas que até faleceram. Essa e outras situações semelhantes nos deixa apreensivas (os) constantemente.
Muito cuidado! Afinal de contas, temos muito a zelar!

Referencias:
http://www.cartacapital.com.br/politica/o-papel-das-redes-sociais;
http://www.slideshare.net/drill/tecnologias-da-informacao-e-seu-impacto-na-sociedade
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 6° Ed. atualizada. São Paulo, ed. Paz e Terra, vol. 1, 1999.





08/05/2015     CONTO DE ESCOLA

                                                                                                                                Machado de Assis
 
A escola era na Rua do Costa, um sobradinho de grade de pau. O ano era de 1840. Naquele dia - uma segunda-feira, do mês de maio - deixei-me estar alguns instantes na Rua da Princesa a ver onde iria brincar a manhã. Hesitava entre o morro de S. Diogo e o Campo de Sant'Ana, que não era então esse parque atual, construção de gentleman, mas um espaço rústico, mais ou menos infinito, alastrado de lavadeiras, capim e burros soltos. Morro ou campo? Tal era o problema. De repente disse comigo que o melhor era a escola. E guiei para a escola. Aqui vai a razão.

Na semana anterior tinha feito dois suetos, e, descoberto o caso, recebi o pagamento das mãos de meu pai, que me deu uma sova de vara de marmeleiro. As sovas de meu pai doíam por muito tempo. Era um velho empregado do Arsenal de Guerra, ríspido e intolerante. Sonhava para mim uma grande posição comercial, e tinha ânsia de me ver com os elementos mercantis, ler, escrever e contar, para me meter de caixeiro. Citava-me nomes de capitalistas que tinham começado ao balcão. Ora, foi a lembrança do último castigo que me levou naquela manhã para o colégio. Não era um menino de virtudes.

Subi a escada com cautela, para não ser ouvido do mestre, e cheguei a tempo; ele entrou na sala três ou quatro minutos depois. Entrou com o andar manso do costume, em chinelas de cordovão, com a jaqueta de brim lavada e desbotada, calça branca e tesa e grande colarinho caído. Chamava-se Policarpo e tinha perto de cinquenta anos ou mais. Uma vez sentado, extraiu da jaqueta a boceta de rapé e o lenço vermelho, pô-los na gaveta; depois relanceou os olhos pela sala. Os meninos, que se conservaram de pé durante a entrada dele, tornaram a sentar-se. Tudo estava em ordem; começaram os trabalhos.

- Seu Pilar, eu preciso falar com você, disse-me baixinho o filho do mestre.

Chamava-se Raimundo este pequeno, e era mole, aplicado, inteligência tarda. Raimundo gastava duas horas em reter aquilo que a outros levava apenas trinta ou cinquenta minutos; vencia com o tempo o que não podia fazer logo com o cérebro. Reunia a isso um grande medo ao pai. Era uma criança fina, pálida, cara doente; raramente estava alegre. Entrava na escola depois do pai e retirava-se antes. O mestre era mais severo com ele do que conosco.

- O que é que você quer?

- Logo, respondeu ele com voz trêmula.

Começou a lição de escrita. Custa-me dizer que eu era dos mais adiantados da escola; mas era. Não digo também que era dos mais inteligentes, por um escrúpulo fácil de entender e de excelente efeito no estilo, mas não tenho outra convicção. Note-se que não era pálido nem mofino: tinha boas cores e músculos de ferro. Na lição de escrita, por exemplo, acabava sempre antes de todos, mas deixava-me estar a recortar narizes no papel ou na tábua, ocupação sem nobreza nem espiritualidade, mas em todo caso ingênua. Naquele dia foi a mesma coisa; tão depressa acabei, como entrei a reproduzir o nariz do mestre, dando-lhe cinco ou seis atitudes diferentes, das quais recordo a interrogativa, a admirativa, a dubitativa e a cogitativa. Não lhes punha esses nomes, pobre estudante de primeiras letras que era; mas, instintivamente, dava-lhes essas expressões. Os outros foram acabando; não tive remédio senão acabar também, entregar a escrita, e voltar para o meu lugar.

Com franqueza, estava arrependido de ter vindo. Agora que ficava preso, ardia por andar lá fora, e recapitulava o campo e o morro, pensava nos outros meninos vadios, o Chico Telha, o Américo, o Carlos das Escadinhas, a fina flor do bairro e do gênero humano. Para cúmulo de desespero, vi através das vidraças da escola, no claro azul do céu, por cima do morro do Livramento, um papagaio de papel, alto e largo, preso de uma corda imensa, que bojava no ar, uma coisa soberba. E eu na 
escola, sentado, pernas unidas, com o livro de leitura e a gramática nos joelhos.

- Fui um bobo em vir, disse eu ao Raimundo.

- Não diga isso, murmurou ele.

Olhei para ele; estava mais pálido. Então lembrou-me outra vez que queria pedir-me alguma coisa, e perguntei-lhe o que era. Raimundo estremeceu de novo, e, rápido, disse-me que esperasse um pouco; era uma coisa particular.

- Seu Pilar... murmurou ele daí a alguns minutos.

- Que é?

- Você...

- Você quê?

Ele deitou os olhos ao pai, e depois a alguns outros meninos. Um destes, o Curvelo, olhava para ele, desconfiado, e o Raimundo, notando-me essa circunstância, pediu alguns minutos mais de espera. Confesso que começava a arder de curiosidade. Olhei para o Curvelo, e vi que parecia atento; podia ser uma simples curiosidade vaga, natural indiscrição; mas podia ser também alguma coisa entre eles. Esse Curvelo era um pouco levado do diabo. Tinha onze anos, era mais velho que nós.

Que me quereria o Raimundo? Continuei inquieto, remexendo-me muito, falando-lhe baixo, com instância, que me dissesse o que era, que ninguém cuidava dele nem de mim. Ou então, de tarde...

- De tarde, não, interrompeu-me ele; não pode ser de tarde.

- Então agora...

- Papai está olhando.

Na verdade, o mestre fitava-nos. Como era mais severo para o filho, buscava-o muitas vezes com os olhos, para trazê-lo mais aperreado. Mas nós também éramos finos; metemos o nariz no livro, e continuamos a ler. Afinal cansou e tomou as folhas do dia, três ou quatro, que ele lia devagar, mastigando as ideias e as paixões. Não esqueçam que estávamos então no fim da Regência, e que era grande a agitação pública. Policarpo tinha decerto algum partido, mas nunca pude averiguar esse ponto. O pior que ele podia ter, para nós, era a palmatória. E essa lá estava, pendurada do portal da janela, à direita, com os seus cinco olhos do diabo. Era só levantar a mão, despendurá-la e brandi-la, com a força do costume, que não era pouca. E daí, pode ser que alguma vez as paixões políticas dominassem nele a ponto de poupar-nos uma ou outra correção. Naquele dia, ao menos, pareceu-me que lia as folhas com muito interesse; levantava os olhos de quando em quando, ou tomava uma pitada, mas tornava logo aos jornais, e lia a valer.

No fim de algum tempo - dez ou doze minutos - Raimundo meteu a mão no bolso das calças e olhou para mim.

- Sabe o que tenho aqui?

- Não.

- Uma pratinha que mamãe me deu.

- Hoje?

- Não, no outro dia, quando fiz anos...

- Pratinha de verdade?

- De verdade.

Tirou-a vagarosamente, e mostrou-me de longe. Era uma moeda do tempo do rei, cuido que doze vinténs ou dois tostões, não me lembro; mas era uma moeda, e tal moeda que me fez pular o sangue no coração. Raimundo revolveu em mim o olhar pálido; depois perguntou-me se a queria para mim. Respondi-lhe que estava caçoando, mas ele jurou que não.

- Mas então você fica sem ela?

- Mamãe depois me arranja outra. Ela tem muitas que vovô lhe deixou, numa caixinha; algumas são de ouro. Você quer esta?

Minha resposta foi estender-lhe a mão disfarçadamente, depois de olhar para a mesa do mestre. Raimundo recuou a mão dele e deu à boca um gesto amarelo, que queria sorrir. Em seguida propôs-me um negócio, uma troca de serviços; ele me daria a moeda, eu lhe explicaria um ponto da lição de sintaxe. Não conseguira reter nada do livro, e estava com medo do pai. E concluía a proposta esfregando a pratinha nos joelhos...

Tive uma sensação esquisita. Não é que eu possuísse da virtude uma ideia antes própria de homem; não é também que não fosse fácil em empregar uma ou outra mentira de criança. Sabíamos ambos enganar ao mestre. A novidade estava nos termos da proposta, na troca de lição e dinheiro, compra franca, positiva, toma lá, dá cá; tal foi a causa da sensação. Fiquei a olhar para ele, à toa, sem poder dizer nada.

Compreende-se que o ponto da lição era difícil, e que o Raimundo, não o tendo aprendido, recorria a um meio que lhe pareceu útil para escapar ao castigo do pai. Se me tem pedido a coisa por favor, alcançá-la-ia do mesmo modo, como de outras vezes, mas parece que era lembrança das outras vezes, o medo de achar a minha vontade frouxa ou cansada, e não aprender como queria, - e pode ser mesmo que em alguma ocasião lhe tivesse ensinado mal, - parece que tal foi a causa da proposta. O pobre-diabo contava com o favor, - mas queria assegurar-lhe a eficácia, e daí recorreu à moeda que a mãe lhe dera e que ele guardava como relíquia ou brinquedo; pegou dela e veio esfregá-la nos joelhos, à minha vista, como uma tentação... Realmente, era bonita, fina, branca, muito branca; e para mim, que só trazia cobre no bolso, quando trazia alguma coisa, um cobre feio, grosso, azinhavrado...

Não queria recebê-la, e custava-me recusá-la. Olhei para o mestre, que continuava a ler, com tal interesse, que lhe pingava o rapé do nariz. - Ande, tome, dizia-me baixinho o filho. E a pratinha fuzilava-lhe entre os dedos, como se fora diamante... Em verdade, se o mestre não visse nada, que mal havia? E ele não podia ver nada, estava agarrado aos jornais, lendo com fogo, com indignação...

- Tome, tome...

Relancei os olhos pela sala, e dei com os do Curvelo em nós; disse ao Raimundo que esperasse. Pareceu-me que o outro nos observava, então dissimulei; mas daí a pouco deitei-lhe outra vez o olho, e - tanto se ilude a vontade! - não lhe vi mais nada. Então cobrei ânimo.

- Dê cá...

Raimundo deu-me a pratinha, sorrateiramente; eu meti-a na algibeira das calças, com um alvoroço que não posso definir. Cá estava ela comigo, pegadinha à perna. Restava prestar o serviço, ensinar a lição e não me demorei em fazê-lo, nem o fiz mal, ao menos conscientemente; passava-lhe a explicação em um retalho de papel que ele recebeu com cautela e cheio de atenção. Sentia-se que despendia um esforço cinco ou seis vezes maior para aprender um nada; mas contanto que ele escapasse ao castigo, tudo iria bem.

De repente, olhei para o Curvelo e estremeci; tinha os olhos em nós, com um riso que me pareceu mau. Disfarcei; mas daí a pouco, voltando-me outra vez para ele, achei-o do mesmo modo, com o mesmo ar, acrescendo que entrava a remexer-se no banco, impaciente. Sorri para ele e ele não sorriu; ao contrário, franziu a testa, o que lhe deu um aspecto ameaçador. O coração bateu-me muito.

- Precisamos muito cuidado, disse eu ao Raimundo.

- Diga-me isto só, murmurou ele.

Fiz-lhe sinal que se calasse; mas ele instava, e a moeda, cá no bolso, lembrava-me o contrato feito. Ensinei-lhe o que era, disfarçando muito; depois, tornei a olhar para o Curvelo, que me pareceu ainda mais inquieto, e o riso, dantes mau, estava agora pior. Não é preciso dizer que também eu ficara em brasas, ansioso que a aula acabasse; mas nem o relógio andava como das outras vezes, nem o mestre fazia caso da escola; este lia os jornais, artigo por artigo, pontuando-os com exclamações, com gestos de ombros, com uma ou duas pancadinhas na mesa. E lá fora, no céu azul, por cima do morro, o mesmo eterno papagaio, guinando a um lado e outro, como se me chamasse a ir ter com ele. Imaginei-me ali, com os livros e a pedra embaixo da mangueira, e a pratinha no bolso das calças, que eu não daria a ninguém, nem que me serrassem; guardá-la-ia em casa, dizendo a mamãe que a tinha achado na rua. Para que me não fugisse, ia-a apalpando, roçando-lhe os dedos pelo cunho, quase lendo pelo tato a inscrição, com uma grande vontade de espiá-la.

- Oh! seu Pilar! bradou o mestre com voz de trovão.

Estremeci como se acordasse de um sonho, e levantei-me às pressas. Dei com o mestre, olhando para mim, cara fechada, jornais dispersos, e ao pé da mesa, em pé, o Curvelo. Pareceu-me adivinhar tudo.

- Venha cá! bradou o mestre.

Fui e parei diante dele. Ele enterrou-me pela consciência dentro um par de olhos pontudos; depois chamou o filho. Toda a escola tinha parado; ninguém mais lia, ninguém fazia um só movimento. Eu, conquanto não tirasse os olhos do mestre, sentia no ar a curiosidade e o pavor de todos.

- Então o senhor recebe dinheiro para ensinar as lições aos outros? disse-me o Policarpo.

- Eu...

- Dê cá a moeda que este seu colega lhe deu! clamou.

Não obedeci logo, mas não pude negar nada. Continuei a tremer muito. Policarpo bradou de novo que lhe desse a moeda, e eu não resisti mais, meti a mão no bolso, vagarosamente, saquei-a e entreguei-lha. Ele examinou-a de um e outro lado, bufando de raiva; depois estendeu o braço e atirou-a à rua. E então disse-nos uma porção de coisas duras, que tanto o filho como eu acabávamos de praticar uma ação feia, indigna, baixa, uma vilania, e para emenda e exemplo íamos ser castigados. Aqui pegou da palmatória.

- Perdão, seu mestre... solucei eu.

- Não há perdão! Dê cá a mão! Dê cá! Vamos! Sem-vergonha! Dê cá a mão!

- Mas, seu mestre...

- Olhe que é pior!

Estendi-lhe a mão direita, depois a esquerda, e fui recebendo os bolos uns por cima dos outros, até completar doze, que me deixaram as palmas vermelhas e inchadas. Chegou a vez do filho, e foi a mesma coisa; não lhe poupou nada, dois, quatro, oito, doze bolos. Acabou, pregou-nos outro sermão. Chamou-nos sem-vergonhas, desaforados, e jurou que se repetíssemos o negócio apanharíamos tal castigo que nos havia de lembrar para todo o sempre. E exclamava: Porcalhões! tratantes! falta de brio!

Eu, por mim, tinha a cara no chão. Não ousava fitar ninguém, sentia todos os olhos em nós. Recolhi-me ao banco, soluçando, fustigado pelos impropérios do mestre. Na sala arquejava o terror; posso dizer que naquele dia ninguém faria igual negócio. Creio que o próprio Curvelo enfiara de medo. Não olhei logo para ele, cá dentro de mim jurava quebrar-lhe a cara, na rua, logo que saíssemos, tão certo como três e dois serem cinco.

Daí a algum tempo olhei para ele; ele também olhava para mim, mas desviou a cara, e penso que empalideceu. Compôs-se e entrou a ler em voz alta; estava com medo. Começou a variar de atitude, agitando-se à toa, coçando os joelhos, o nariz. Pode ser até que se arrependesse de nos ter denunciado; e na verdade, por que denunciar-nos? Em que é que lhe tirávamos alguma coisa?

- Tu me pagas! tão duro como osso! dizia eu comigo.

Veio a hora de sair, e saímos; ele foi adiante, apressado, e eu não queria brigar ali mesmo, na Rua do Costa, perto do colégio; havia de ser na Rua larga São Joaquim. Quando, porém, cheguei à esquina, já o não vi; provavelmente escondera-se em algum corredor ou loja; entrei numa botica, espiei em outras casas, perguntei por ele a algumas pessoas, ninguém me deu notícia. De tarde faltou à escola.

Em casa não contei nada, é claro; mas para explicar as mãos inchadas, menti a minha mãe, disse-lhe que não tinha sabido a lição. Dormi nessa noite, mandando ao diabo os dois meninos, tanto o da denúncia como o da moeda. E sonhei com a moeda; sonhei que, ao tornar à escola, no dia seguinte, dera com ela na rua, e a apanhara, sem medo nem escrúpulos...

De manhã, acordei cedo. A ideia de ir procurar a moeda fez-me vestir depressa. O dia estava esplêndido, um dia de maio, sol magnífico, ar brando, sem contar as calças novas que minha mãe me deu, por sinal que eram amarelas. Tudo isso, e a pratinha... Saí de casa, como se fosse trepar ao trono de Jerusalém. Piquei o passo para que ninguém chegasse antes de mim à escola; ainda assim não andei tão depressa que amarrotasse as calças. Não, que elas eram bonitas! Mirava-as, fugia aos encontros, ao lixo da rua...

Na rua encontrei uma companhia do batalhão de fuzileiros, tambor à frente, rufando. Não podia ouvir isto quieto. Os soldados vinham batendo o pé rápido, igual, direita, esquerda, ao som do rufo; vinham, passaram por mim, e foram andando. Eu senti uma comichão nos pés, e tive ímpeto de ir atrás deles. Já lhes disse: o dia estava lindo, e depois o tambor... Olhei para um e outro lado; afinal, não sei como foi, entrei a marchar também ao som do rufo, creio que cantarolando alguma coisa: Rato na casaca... Não fui à escola, acompanhei os fuzileiros, depois enfiei pela Saúde, e acabei a manhã na Praia da Gamboa. Voltei para casa com as calças enxovalhadas, sem pratinha no bolso nem ressentimento na alma. E contudo a pratinha era bonita e foram eles, Raimundo e Curvelo, que me deram o primeiro conhecimento, um da corrupção, outro da delação; mas o diabo do tambor...







4/03/2015       "ENTRE OS MUROS DA ESCOLA"


Esse filme retratou bem a realidade de uma escola francesa localizada na periferia da cidade de París, constituída por grupos de alunos de origens diferentes como franceses, negros africanos e asiáticos sendo estes apresentando comportamento indisciplinar através do desrespeito aos professores. Situação enfatizada pelo garoto Soyleumane muito problemática sendo rebelde com todos, o que o levou ao Conselho de Disciplina. Aqui no Brasil, até há uns tempos atrás, a maioria dos professores atribuía a indisciplina na sala de aula como reflexo da pobreza e da violência presentes na sociedade. Hoje é possível enxergar claramente que qualquer criança de qualquer classe está sujeita  à indisciplina devido à multiplicidade de influências que recaem sobre a criança e também ao adolescente durante o seu desenvolvimento.
Mas retornando ao filme o professor de língua francesa enfrenta uma turma de sétima série muito complicada em se tratando de indisciplina, parece que todos os adolescentes pobres e problemáticas foram minunciosamente selecionados para compor uma sala “diferente”. Os alunos não se respeitavam entre si. Um querendo ser melhor que o outro, ou seja, eles disputavam poder na sala, pelo menos foi a minha visão.
Sem contar com o problema claro do descontrole de imigração na Europa e é sempre a escola a maior atingida pelos problemas que vão surgindo. Pois cada qual quer defender suas origens como também quer aprender mais e mais a sua própria história.
O professor por sua vez não estava preparado para lidar com essa triste realidade de constante conflito em sala de aula. Para tanto, por alguns momentos ele já não sabia mais como agir. Porém François, reage quando ensina a importância da ética sem nenhum sucesso pois os jovens estavam determinados a tumultuar a sala de aula.´
“Professor não é de ferro”, e comete alguns deslizes sim em momentos já de desesperança, tive esse sentimento quando o professor chega aos extremos e chama as duas amigas inquietantes de vadias. Foi a gota d’água.

Mas pra ser professor de alunos ditos “especiais”  e rebeldes é preciso ter muita cautela no que diz, no que faz a começar conhecer e entender a comunidade inserida na escola, as histórias vivenciadas no meio, enfim, o cotidiano para melhor aprimoramento das metodologias a serem abordadas durante o ano letivo. Pelo menos essa foi uma das mensagens que o filme quis transmitir principalmente para nós educadores.
Duração: 128 min
Classificação: 12 anos
Origem:Francês




26/02/2015    COMO JOGAR NA TV SEM VIDEOGAME

Use um micro e um smartphone para encarar games na telona!
AIRPLAY NA TELA - É um caminho de enviar as imagens dos games para a TV é usar o recurso AirPlay Mirroring, presente nos aparelhos que usam sistema iOS 5 ou superior. Ele é compatível com a Apple TV. Para habiliar o AirPlay, pressione duas vezes o botão HOME do iPhone ou do iPad e role a barra inferior para a esquerda. É possível também usar o Reflection (micro ligado à TV).
BRAS MONKEY, transforma o navegador da TV em videogame e o smartphone em controle. Conecte os dois aparelhos na mesma rede sem fio de um PC, rodar o aplicativo no smartphone , podendo ser o Android ou iPhone, em seguida, acessar a página do serviço pela televisão. Os games são executados pela web e é possível jogar usando recurso como o acelerômetro e o giroscópio do celular.
SMARTPHONE passa a ser utilizado como controle sendo fácil de jogar na TV conectada ou no computador.
PC também pode ser utilizado em telão. Basta utilizar um notbook ou um micro ligado à TV. Se vc usar o seviço
Big Picture, precisa ser ativo da seguinte forma: Steeam>Definições>Conta>Alterar





13/02/2015     METADE DOS ALUNOS PASSOU OU PASSARAM?

"Claro que letra tem plural. Tem, inclusive, duas formas corretas de plural. A forma preferida da maioria dos autores é escrever por extenso o nome da letra e simplesmente acrescentar um "s" ao final do nome. Assim, escrevemos dois ESSES.
Outra forma possível e igualmente correta é representar o plural duplicando a letra. Para representar o plural de "S", escrevemos duas vezes a letra "s": esta palavra se escreve com dois SS.
Outro plural que pode gerar dúvida é o plural dos números. Você já pensou se "cinco" ou "quinze" têm plural? Podemos dizer os cincos e os quinzes?
É claro que pode. Por exemplo, se você estiver contando quantos números repetidos há em uma cartela, poderá dizer que encontrou dois cincos, três quinzes, oito noves...
Mas cuidado, se o número terminar com "s" ou com “z”, não apresenta forma no plural. Diga que você encontrou cinco dois e quatro três. Na última prova, houve vários dez.



Metade dos alunos passou ou passaram?
Agora vamos falar de uma concordância especial. A concordância verbal com expressões do tipo: PARTE DE, UMA PORÇÃO DE, METADE DE, A MAIORIA DE, GRANDE PARTE DE...
Por exemplo, você diria que: A metade dos professores participou da reunião OU A metade dos professores participaram da reunião?
Em casos como esse, a preferência é pelo verbo no singular: A metade dos professores participou da reunião. Pois, assim, o verbo concorda com a palavra METADE que é o núcleo do sujeito. Mas a concordância com a palavra no plural também é aceita.
Você pode dizer: a metade dos professores participaram da reunião.
Assim, embora a preferência seja pela concordância com o núcleo do sujeito no singular, estão igualmente corretas as duas formas.
Veja alguns exemplos:
A maioria dos vereadores votou no projeto.
OU A maioria dos vereadores votaram no projeto.
A maior parte dos turistas aprovou as instalações da Copa.
OU A maior parte dos turistas aprovaram as instalações da Copa.

Bastante ou bastantes?
Você sabia que a palavra BASTANTE tem plural: BASTANTES? O problema é saber quando está correto usar BASTANTES assim, no plural.
Um método simples e fácil de saber quando a palavra BASTANTE deve ir para o plural é substituí-la por MUITOS ou MUITAS.
Se a palavra MUITO for para o plural, a palavra BASTANTE também vai. E se a palavra MUITO ficar no singular, a palavra BASTANTE também fica no singular.
Confira comigo. Se dizemos: "Eles ficaram MUITO cansados", com a palavra MUITO no singular, devemos dizer: "Eles ficaram BASTANTE cansados", com a palavra BASTANTE no singular.
Mas, se dizemos: "Ele está com MUITOS problemas", com a palavra MUITOS no plural, devemos dizer: "Ele está com BASTANTES problemas", com a palavra BASTANTES no plural.
A palavra BASTANTE também vai para o plural quando ela tiver o sentido de SUFICIENTE e vier depois de um substantivo no plural.
Por exemplo, na frase: "Maria já tem provas BASTANTES do seu amor", a palavra BASTANTES está no plural porque se for substituída pela palavra SUFICIENTES, não muda o sentido da frase: Maria já tem provas suficientes do seu amor.

Bateu a porta ou bateu à porta?

Não pense que a crase é um detalhezinho bobo e sem importância. Ao contrário, a crase é muito importante, pois a sua presença ou a sua ausência pode mudar o sentido da mensagem.
Por exemplo, a frase: "O diretor bateu a porta" pode ter dois sentidos diferentes, dependendo da presença da crase.
Confira comigo: se colocarmos o acento indicativo da crase, passaremos a mensagem que o diretor, querendo entrar, bateu NA porta. Mas, se tirarmos o acento indicativo da crase, mudamos o sentido da mensagem. A frase: "O diretor bateu a porta" passa a informação de que ele, nervoso, bateu (fechou) a porta com força.
Percebeu como a crase pode mudar sentido da mensagem?
Acompanhe mais esse exemplo comigo. "Precisamos combater a sombra." Sem o acento indicativo da crase, "a sombra" é o inimigo, é o objeto que precisa ser combatido. Mas, se colocarmos o acento indicativo da crase em "Precisamos combater à sombra", "a sombra" passa a ser o lugar onde o combate vai se realizar."
FONTE: http://g1.globo.com/educacao/blog/dicas-de-portugues/1.html







16/01/2015   SIMULADORES E ANIMAÇÕES PARA TRABALHAR COM TODAS AS DISCIPLINAS DE FORMA DESCONTRAÍDA
http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/links/links.php?categoria=17





05/01/2015    ALERTA PARA MENSAGENS FALSAS DIVULGADAS POR CELULAR
https://dio.es.gov.br/portal/visualizacoes/pdf/#/p:5/e:3006


              DOCUMENTOS ORIENTADORES


Foi publicado no site da SEDU documentos orientadores que poderão ajudar no desenvolvimento das ações escolares.


No menu a esquerda clicar em Manuais






03/12/2014   AVALIANDO A AVALIAÇÃO
Projeto de Formação melhora a qualidade das provas e dá a coordenadora da Bahia o título de Gestora Nota 10


http://gestaoescolar.abril.com.br/formacao/avaliando-avaliacao-formacao-pvc-2013-janaina-771991.shtml




             CONSELHO DE CLASSE


Como aproveitar esse momento para formação? O diretor Edicarlos Mellin, do blog Na Direção Certa, conta que faz reuniões coletivas para que todos analisem juntos as dificuldades dos alunos e reavaliem as práticas didáticas. 

http://gestaoescolar.abril.com.br/blogs/na-direcao-certa/2014/11/26/conselho-de-classe-deve-ser-organizado-como-espaco-de-formacao/



           COMO AVALIAR SE OS PROJETOS DEVEM SER ALTERADOS EM 2015

Medir os resultados e replanejar, tudo ao mesmo tempo no quarto bimestre

http://gestaoescolar.abril.com.br/blogs/na-direcao-certa/2014/11/19/medir-os-resultados-e-replanejar-tudo-ao-mesmo-tempo-no-quarto-bimestre/ 

 

 

          PPP NA PRÁTICA



Como fazer o PPP funcionar

http://gestaoescolar.abril.com.br/aprendizagem/como-fazer-ppp-funcionar-774304.shtml



             ESTRATÉGIAS CONTRA A EVASÃO
Diretora relata de que maneira professores, familiares e estudantes se mobilizam para acabar com as faltas numa escola em Gurupi, no Tocantins.
http://gestaoescolar.abril.com.br/aprendizagem/estrategias-evasao-faltas-ensino-mobilizacao-696420.shtml  
 


    VIOLÊNCIA NA ESCOLA
           O currículo pode ser um recurso potente para encarar esse tema difícil e promover ações concretas com os alunos


       




17/11/2014         RECURSOS
Estrutura curricular
Educação Básica::Ensino Médio::Biologia::Identidade dos seres vivos
Educação Básica::Ensino Fundamental Final::Ciências Naturais::Ser humano e saúde

Objetivo 

Informar sobre a visão e funcionamento do olho. Explicar como a dilatação das pupilas dos nossos olhos permitem com que enxerguemos no escuro.

Descrição 

Áudio do acervo radiofônico da Rádio UFMG Educativa - Programa Ritmos da Ciência sobre a pupila a partir da música No escuro e vendo de Frejat.

Autores

Vilas Boas, Adlane (Coordenação)
Silva, Enise

Educação Básica::Ensino Médio::Biologia::Identidade dos seres vivos
Educação Básica::Ensino Fundamental Final::Ciências Naturais::Ser humano e saúde

Idioma: Português
Palavras-chave: [Escuro, Visão, Pupila, Retina, Funcionamento do olho, Olhos]
 Fonte do recurso: https://www.ufmg.br/naondadavida/?p=1776


E muitas dicas: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html






16/09/2014      Dificuldades de Aprendizagem


O tema da 102ª edição do Jornal do Professor é Dificuldades de Aprendizagem. Selecionamos para vocês, experiências pedagógicas de professores de Cubatão (SP), Salvador (BA), Santa Cruz do Sul (RS) e Sobradinho (DF). Também apresentamos entrevistas com a presidente nacional da Associação Brasileira de Psicopedagogia, Luciana Barros de Almeida; com o neuropediatra e professor da Universidade de Brasília, Carlos Nogueira Aucélio; e com a psicóloga e psicopedagoga Simone Maria de Azevedo, também de Brasília (DF). As professoras Jaqueline de Oliveira Mascarenhas e Vlaviane Pereira Koch, de Joinville (SC), participam da seção Espaço do Professor. As duas são autoras do projeto – Mangue: um espaço de vida, encanto e beleza – premiado na 7ª edição do Prêmio Professores do Brasil.


Luciana Barros de Almeida (ABPp): "Dificuldades de aprendizagem atingem cerca de 5% da população escolar" - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/noticias.html?idEdicao=114&idCategoria=8





A presidente nacional da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp) e conselheira vitalícia da ABPp Goiás, Luciana Barros de Almeida, revela que as dificuldades de aprendizagem, que provocam frustração em pais, professores e principalmente estudantes, atingem cerca de 5% da população escolar atual.



Trabalho de professor torna mais proveitoso ensino de matemática Professor de matemática em duas escolas de Salvador, no subúrbio ferroviário, Vanildo dos Santos Silva desenvolve, desde 2004, o projeto Uso de Materiais Manipuláveis nas Aulas de Geometria com Estudantes em Situação de Defasagem Escolar. O trabalho, que teve início na Escola Municipal da Fazenda Coutos, em um dos bairros mais pobres e violentos da região, surgiu de uma necessidade real, o desafio de ensinar matemática a estudantes com histórico de abandono, evasão e repetência.



Poemas ajudam a superar desafios da escrita em escola de Cubatão A poesia foi o recurso adotado pela professora Milene Pinheiro para retomar desafios de aprendizagem não superados por seus alunos da Unidade Municipal de Ensino João Ramalho, em Cubatão, São Paulo. Para ajudar os estudantes do quarto ano do ensino fundamental que faziam recuperação paralela, em razão de dificuldades relacionadas ao processo inicial de alfabetização, Milene optou pelo limerique, estilo de poesia difundida no Brasil pela escritora russa Tatiana Belinky [1919-2013].



Incentivo a avanços contribui para melhor desempenho dos alunos Não há fórmula mágica para fazer o aluno aprender mais rapidamente; cada aluno ou turma tem a própria trajetória. Ou seja, seu próprio tempo.” A opinião é da professora Andrea Job de Souza, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Guilherme Hildebrand, no município gaúcho de Santa Cruz do Sul. Para ela, que está no magistério há sete anos, a maior dificuldade de aprendizagem apresentada pelos estudantes está na apropriação da escrita e da leitura.



Jogos contribuem para a aprendizagem de alunos com TDHA Jogos de regras podem ser recurso pedagógico eficaz para a aprendizagem de estudantes que apresentam transtorno de déficit de atenção–hiperatividade (TDAH). Além de contribuir para desenvolver habilidades acadêmicas como leitura, escrita e aritmética, eles colaboram para a melhoria da atenção, da concentração e do autocontrole.



Simone Maria de Azevedo: “É preciso diferenciar problemas de aprendizagem de dificuldades de aprendizagem” Em entrevista ao Jornal do Professor, ela diz que é preciso diferenciar problemas e dificuldades de aprendizagem e afirma que os professores são muito importantes no processo de intervenção, independentemente do problema. “Seu olhar, sua postura, sua afetividade fazem toda a diferença”, ressalta Simone.



Carlos Nogueira Aucélio (UnB): “Diagnóstico tem que ser feito pela equipe de saúde” As dificuldades de aprendizagem podem estar relacionadas a métodos pedagógicos inadequados, problemas emocionais ou a distúrbios como dislexia, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), dentre outras. A opinião é do professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB) Carlos Nogueira Aucélio, neuropediatra, com atuação na área de medicina da criança e do adolescente.






03/08/2014

O Ministério da Justiça, em parceria com a Universidade Federal de Goiás e o Ministério da Educação, lançou um aplicativo para auxiliar os professores da rede pública de ensino na busca por informações sobre as classificações indicativas de programas de televisão, filmes e games.
Baixe o aplicativo no tablet do Professor e confira.
Acesse: http://culturadigital.br/classind/
Portal do Professor





31/07/2014

TÚNEL DAS MÍDIAS – PROJETO TEIA DA VIDA


Para acessar as unidades das mídias (vídeos, áudios e objetos de aprendizagem com suas multimídias e jogos) você deve navegar, dentro do túnel, com as setas do teclado 
ou, simplesmente, mover o cursor do mouse e clicar nas imagens.

Uma outra forma de navegação é pelos ícones: Mídias e Temas que se encontram no topo da interface, onde você poderá classificar as unidades de acordo com suas mídias e temas.
Para acessar os guias dos objetos da aprendizagem: multimídias e jogos, você deve clicar no ícone Guias e boa navegação!


http://webeduc.mec.gov.br/portaldoprofessor/biologia/teiadavida/conteudo/index.html





31/07/2014

Jogos contribuem para a aprendizagem de alunos com TDHA
Jogos de regras podem ser recurso pedagógico eficaz para a aprendizagem de estudantes que apresentam transtorno de déficit de atenção–hiperatividade (TDAH). Além de contribuir para desenvolver habilidades acadêmicas como leitura, escrita e aritmética, eles colaboram para a melhoria da atenção, da concentração e do autocontrole.








30/07/2014   
DICAS de 6 FILMES NACIONAIS PARA TRABALHAR NA SALA DE AULA

CLÁUDIA MOGADOURO - POR REDAÇÃO DO PORVIR - PORVIR - 29/07/2014 - SÃO PAULO, SP

Há cerca de um mês, a exibição mensal de filmes nacionais passou a ser obrigatória para as escolas da educação básica de todo o país. A determinação faz parte de uma nova regra que foi incluída na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Para ajudar os professores, o Porvir separou uma lista com algumas obras do cinema nacional que podem ser utilizadas na sala de aula.
As indicações foram apresentadas por Cláudia Mogadouro, pesquisadora do Núcleo de Comunicação e Educação da USP. Todos os filmes inseridos na lista têm materiais de apoio e planos de aula que foram publicados pela pesquisadora no site Net Educação.


1. Tainá 3 – A Origem (Rosane Svartman)
O filme da conta a história da personagem Tainá, uma indiazinha que vive na Amazônia e parte para uma aventura em busca da mágica flecha azul, enviada por Tupã. O desafio faz parte de uma competição entre os garotos da aldeia para definir quem será o novo guerreiro da tribo. Mesmo sendo impedida de participar por ser menina, ela conta com a ajuda do avô e parte em busca da flecha. A história pode ser um ótimo gancho para os estudantes conhecerem mais sobre a região da Amazônia, aprenderem sobre a cultura indígena e refletirem sobre a diversidade cultural do país. Além disso, o filme também abre a possiblidade de trabalhar conteúdos de educação ambiental, contemplando discussões sobre o consumo consciente.
Classificação: livre
Público alvo: Ensino Fundamental
Duração: 80 minutos

2. À Beira do Caminho (Breno Silveira)
O caminhoneiro João decide cruzar o Brasil para fugir de traumas do passado. Durante sua viagem, ele conhece Duda, um garoto órfão de mãe que decidiu procurar o pai. Enquanto os dois viajam, a amizade entre eles cria força. Apesar do drama, Duda é um menino cheio de vida que ajuda João a superar o seu passado. O filme pode ser utilizado pelos professores para discutir sobre diferentes processos de urbanização no país e as novas configurações da família brasileira. As músicas do cantor Roberto Carlos também são outros elementos que estão presentes durante toda a obra. As cenas podem ajudar a refletir sobre a música popular brasileira e as suas influências no cotidiano.
Classificação: 14 anos
Público alvo: Ensino Médio
Duração: 90 minutos

3. A Máquina (João Falcão)
Com um roteiro alegórico, o filme conta a história de Antônio, um rapaz que mora em uma cidade chamada Nordestina, tão pequena que nem consta no mapa. Aos poucos, os habitantes do local começam a deixar a cidade para partir em busca do mundo. Quando a jovem Karina, por quem ele é apaixonado, decide ir embora, Antônio resolve construir uma máquina do tempo para ir até o futuro e trazer o mundo até ela.
Entre as cenas, os alunos podem ter contato com diversas manifestações da cultura popular nordestina. A história ajuda a refletir sobre o conceito do tempo e a construção do futuro. Outra possibilidade de trabalho é discutir com os estudantes as perspectivas de trabalho para brasileiros que moram longe dos grandes centros urbanos.
Classificação: livre
Público alvo: Ensino Médio
Duração: 90 minutos

4. Janela da Alma (João Jardim/Walter Carvalho)
O documentário apresenta pessoas com diferentes graus de deficiência visual e trata a relação que elas têm com a visão e o olhar. Diversas celebridades como o prêmio Nobel José Saramago e o músico Hermeto Paschoal fazem revelações sobre o significado de não ver em um mundo com o excesso de informações audiovisuais. A obra pode ser utilizada pelo professor para trabalhar temas como deficiência, visão e o excesso de informações audiovisuais. O documentário também pode traçar um paralelo com O mito da caverna de Platão.
Classificação: livre
Público alvo: Ensino Médio
Duração: 73 minutos

5. Uma História de Amor e Fúria (Luiz Bolognesi)
A animação conta a história de amor de um herói imortal e Janaína. Passando por épocas históricas do Brasil, como a exploração portuguesa, a escravidão e a ditadura militar, o filme vai apresentando a trajetória do casal que sobrevive por todas essas fases. Além disso, a obra também apresenta uma projeção de futuro do país em 2096. Entre os assuntos que podem ser trabalhados com os estudantes, estão a colonização portuguesa e a história do Brasil sob o ponto de vista dos dominados. Além disso, também é possível projetar problemas e soluções para o futuro.
Classificação: 12 anos
Público alvo: ensino médio
Duração: 74 minutos
6. Capitães da Areia (Cecília Amado)
Adaptação da obra de Jorge Amado, o filme conta a história dos adolescentes que vivem pelas ruas de Salvador, sem que ninguém possa cuidar deles. Liderados por Pedro Bala, os jovens formam um grupo chamado Capitães da Areia e vivem os sonhos e pesadelos de adolescentes.
O filme pode ser utilizado para trabalhar a disciplina de literatura, fazendo um paralelo com o livro. Outra possiblidade é criar reflexões sobre a adolescência e os amores da juventude.
Classificação: 16 anos
Público alvo: Ensino Médio
Duração: 96 minuto







14/07/2014    
TV Escola é finalista do Prêmio TAL





Reconhecida pela qualidade de sua programação, a TV Escola é finalista em três categorias do Prêmio TAL












Reconhecida pela qualidade de sua programação, a TV Escola é finalista em três categorias do Prêmio TAL, iniciativa que busca valorizar o melhor da TV pública educativa da América Latina. Foram indicadas a animação Um Apólogo, na categoria Produção Unitária, e a série Os Exploradores de Kuont, nas categorias Educação Infantil e Produção Interativa. Veja a lista completa dos indicados acessando o link: premios.tal.tv


Os vencedores serão escolhidos por um júri internacional e por meio de votação pública, até 20 de julho. 



Para votar, acesse facebook.com/tvamericanalatina. Lembre-se de que é preciso estar conectado ao Facebook.

 

Dê o seu voto. O prêmio é um recolhimento ao talento de todos nós.



Conheça as series finalistas: Um apólogo, animação que mistura técnicas de 2D e 3D, é baseada no conto homônimo de Machado de Assis e apresenta o duela de uma agulha e uma linha na arte de coser. A produção, com duração de 13 minutos, será exibida no dia 18 de agosto, às 11 horas, com reprise às 21 horas.



Na série Os Exploradores de Kuont, um grupo de quatro alienígenas chega à Terra com uma missão: pesquisar esse estranho e divertido planeta. A partir de um universo lúdico e fantástico, em 13 episódios e 26 minutos, as crianças aprendem importantes conceitos matemáticos. A série [e exibida toda sexta-feira, às 9h30.



Os programas também podem ser assistidos e baixados em alta definição no site: tvescola.mec.gov.br








27/06/2014         Processo de seleção e matrícula de alunos das escolas públicas estaduais ou de instituições privadas na condição de bolsista integral, para ingresso em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC, junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI e Serviço Social do Transporte - SEST/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte - SENAT.

https://dio.es.gov.br/portal/visualizacoes/jornal/#/p:50/e:2789




13/06/2014   Dicionário da Educação do Campo.

https://correio.sedu.es.gov.br/owa/redir.aspx?C=0yKjdic6ZUOT_LVv4kpN-zLF-J6ZXtEICbLcUXqika1-QYeJAeyF5g5iRobcNUu9sGiOL4Qq4Vw.&URL=http%3a%2f%2fwww.reformaagrariaemdados.org.br%2fsites%2fdefault%2ffiles%2fDicion%25C3%25A1rio%2520da%2520Educa%25C3%25A7%25C3%25A3o%2520do%2520Campo.pdf





06/06/2014


LINKS PARA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO



LINK PARA ACESSO DA FORMAÇÃO – INCLUSÃO DE PROFESSORES: SABERES NECESSÁRIOS

LINK PARA ACESSO DA FORMAÇÃO – GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA

LINK PARA ACESSO DA FORMAÇÃO – RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS AFRO-BRASILEIRAS
LINK PARA ACESSO DA FORMAÇÃO – EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO ESCOLAR

LINK PARA ACESSO DA FORMAÇÃO – VIOLÊNCIA? NA ESCOLA, GENTILEZAS!

LINK PARA ACESSO AS ORIENTAÇÕES GERAIS



 


28/05/2014Plataforma 'Currículo +' oferece recursos digitais a professores de todo o País.

http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2014-05-27/governo-de-sp-lanca-portal-que-aproxima-recursos-digitais-de-professores-do-pais.html 
Educação sem Licenciatura





Apenas 29,4% dos professores no Estado têm formação específica

https://correio.sedu.es.gov.br/owa/attachment.ashx?attach=1&id=RgAAAAB4Flt5z8v1Q7SJQi8ox5LtBwDt5NtO8zPXRZ7tagHb5x28AAAAU1wzAACSZaw8SwqLQawITsnpjvHFAAAAC3c9AAAJ&attid0=BAAAAAAA&attcnt=1 

 



01/05/2014  Professores! 
PRORROGADA até 15 de maio as inscrições e adesões para a 4º edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro!
Baixe Sipi_olimpiadas_de_lingua_portuguesa-prorrogada-com-site.jpg (372,5 KB)




Muito mais que um concurso de textos, a Olimpíada é uma oportunidade para o aperfeiçoamento de professores e uma ocasião especial para os alunos desenvolverem competências de leitura e escrita. Professor (a) Inscreva-se o quanto antes em: 






Dicas para falar de segurança na Internet

http://porvir.org/porfazer/7-dicas-para-falar-de-internet-segura-na-escola/20140411






Blog "Divinamente Especial"


Criado pelas professoras Fernanda Taquine e Patrícia Vassoler que atuam com o AEE - Def. Mental e desenvolvem um trabalho com um padrão de excelência com os alunos especialíssimos.





O endereço eletrônico é: www.divinamenteespecial.blogspot.com







Artigo TIC e novos contextos de ensino aprendiz
Esse artigo aborda sobre o uso das TIC em novos contextos de aprendizagem e a identidade profissional dos professores

http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/viewFile/1277/1117

 

 

 

 

Links Interessantes

Seguem alguns endereços de sites onde o professor pode encontrar diversas sugestões, orientações para uso em atividades usando as tecnologias, pesquisando por modalidade ou por disciplinas.


Professores,

Confira no portal do Professor, os projetos vencedores da 7ª Edição do Prêmio "Professores do Brasil".


  • www.ticsnaeducacao.com.br

Neste site você encontra jogos, histórinhas, simulador de consumo de energia, como identificar Fakes, etc.






Rede Educar: https://portal.sedu.es.gov.br 

  

Espaço para armazenar arquivos, trocar informações, preparar aulas e encontrar ferramentas para ajudá-lo na rotina escolar.


Pauta Eletrônica: https://portal.sedu.es.gov.br/pauta/




Facilita o acompanhamento de Diretores, Pedagogos, Gestores da Unidade Central e Superintendências do rendimento e frequência dos alunos permitindo no momento oportuno. Escolas participantes da SRE Colatina:EEEFM David Roldi - São Roque do Canaã; EEEFM Pe. Antonio Volkers - Marilância; EEEFM Rubens Rangel, EEEFM Conde de Linhares, EEEFM Honorio Fraga, EEEFM Profª Carolina Pichler e EEEFM Geraldo Vargas Nogueira - Colatina.

Espaço ENEM: http://espacoenem.es.gov.br 
Auxilia na preparação do Enem. Lá tem conteúdos de todas as áreas, com vídeos, infográficos, simulados, entre outras atividades.



.De Cara para Vida: http://decarapravida.com.br/site
Ação estratégica de prevenção às drogas nas escolas. Há materiais públicos dos diversos segmentos da sociedade que atuam nesta temática, para acesso de todo professor, instrumentalizando-o para o trabalho de prevenção na sua escola.



Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br
Parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, tem como objetivo apoiar os processos de formação dos professores enriquecerem a sua prática pedagógica.



Domínio Público: http://www.dominiopublico.gov.br
Ambiente virtual que permite à coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, promovendo o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos).
.

TV ESCOLA: http://tvescola.mec.gov.br
Dicas pedagógicas podem pesquisar por modalidade de ensino.
.

WebEduc: http://webeduc.mec.gov.br
O Portal de Conteúdos Educacionais do MEC


.
Rede Educar – ES: http://ava.sedu.es.gov.br
Acesso pelo site da SEDU – por disciplina



Sites Temáticos: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/sitesTematicos.html
Separado por temas Temáticos.

Portal Futurum: http://www.portalfuturum.com.br/home.php
Site Educativo.

Dia a dia Educação : www.educadores.diaadia.pr.gov.br  
Pertence ao Governo do Estado do Paraná.



A Magia dos Números: http://nautilus.fis.uc.pt/mn/p_index.html
Coletânea de objetos de aprendizagem para o ensino de Matemática mantido pelo Softciências - Centro de Competências.
  
Atividades Educativas – por disciplinas:  http://www.atividadeseducativas.com.br
Diversas atividades pedagógicas.

Banco Internacional de Objetos Educacionais: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br
Repositório possui objetos educacionais de acesso público, em vários formatos, para todos os níveis de ensino e em várias áreas.

Material desenvolvido pelo Laboratório de Tecnologia Educacional e aberta à submissão de softwares, imagens e apostilas para disciplina da área biológica.

Biblioteca Digital Mundial: www.wdl.org/pt
Biblioteca Digital Mundial. Foi aberta em Paris. É da Unesco. Aprendendo a navegar, podemos ampliar fotos, ler comentários e manuscritos raros.

Calcule Mais: http://calculemais.com.br   
Conteúdo: vídeos produzidos por um estudante de engenharia para auxiliar alunos no aprendizado de conceitos da matemática; a produção dos vídeos segue o modelo da Academia Khan.

Ciência à Mão - Portal de Ensino de Ciências:
http://www.cienciamao.usp.br/tudo/index.php?midia=lab
Simulações feitas pela equipe do LabVirt a partir de roteiros de alunos de ensino médio das escolas da rede pública; links para simulações e sites interessantes encontrados na Internet; exemplos de projetos.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação da UFRGS. Possui uma coletânea de entidades de suporte ao uso de tecnologia na aprendizagem.

Desenho Gráfico: http://www.stefanelli.eng.br
Site baseado no Desenho Geométrico, para cada assunto abordado há uma animação que enriquece o conteúdo. O site dispõe de acesso nas línguas inglesa e espanhola.

Aulas em vídeo preparadas para a Universidade Virtual de São Paulo (Univesp).

EducaRede: http://www.educared.org     
Plataforma online global.

ELO - (Ensino de Línguas Online): http://www.leffa.pro.br/elo/repositorio/portugues.html  
Atividades interativas para o ensino da língua portuguesa elaboradas por professores.

Jogos Educativos

FEB – Federação de Repositórios Educa Brasil: http://feb.ufrgs.br  
Oferecimento de uma infraestrutura nacional para confederação de repositórios de objetos de aprendizagem (OA) visando o reuso de OAs a partir de um sistema de busca global.

Fenômenos Naturais: http://www.painelglobal.com.br  
Acontecendo nesse exato momento no planeta, como terremotos, vulcões, furacões, tsunamis, icebergs ou eventos climáticos.

FGV - Ensino Médio Digital: http://ensinomediodigital.fgv.br/default.aspx
Material sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), simulados, jogos e aulas, com conteúdos de todas as áreas de conhecimento, divididos em blocos temáticos que, por sua vez, estão subdivididos em aulas também temáticas.

Google Art Project e Google Street View : 
http://www.google.com/culturalinstitute/project/art-project?hl=en
Google lançou mais uma fantástica inovação o, seguindo a linha de pensamento do Google Street View agora você poderá fazer um tour virtual nas obras de 400 grandes pintores como Met, Versailles, Van Gogh e muitos outros. Foram mapeados mais de mil obras em 17 museus de Arte.

Simuladores de impacto ambiental. Cada atitude, mesmo pequena e casual, exerce algum tipo de impacto no planeta. Através dos simuladores pode-se saber a melhor forma de se existir sustentavelmente.

Aspectos importantes sobre as grandes navegações portuguesas. Aprenda sobre as rotas dos navegadores portugueses, os motivos que levaram os navegadores à conquista dos mares, a chegada de Cabral ao Brasil, as características das embarcações portuguesas, entre outras informações legais.

Atividades Pedagógicas.

Laboratório Didático Virtual: http://www.labvirt.fe.usp.br
Simulações de Física e Química feitas pela equipe do LabVirt da USP a partir de roteiros de alunos de ensino médio das escolas da rede pública; links para simulações e sites interessantes encontrados na Internet entre outros.

Laboratório Virtual de Matemática: http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica  
Repositório de objetos produzidos por alunos e professores da UNIJUI-RS.

Repositório Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Síntese, histórico, indicadores sociais, economia, redes, meio ambiente, entre outras curiosidades, lançado pelo IBGE. Bem interessante para pesquisas escolares e conhecimentos gerais.

Racha Cuca: http://rachacuca.com.br  
Jogos, quebra-cabeças, desafios para exercício do raciocínio.

Matemática Multimídia: http://www.m3.mat.br   
Coleção de recursos educacionais multimídia e digitais desenvolvidos pela Unicamp para o Ensino Médio de Matemática. São mais de 350 recursos educacionais no formato de vídeos, áudios, softwares e experimentos.

Me Salva: http://www.mesalva.com  
Vídeos de até 10 minutos produzidos por estudantes no formato de aula particular, com conteúdo principalmente do ensino superior e das áreas de exatas.

Simulações em Química-Física mantido pelo Exploratório: Centro de Ciência Viva de Coimbra/Portugal

Portal de Videoaulas da UFF: http://videoaulas.uff.br  
Criado pelo interesse de alunos de medicina da UFF em filmar e distribuir aulas do curso tem vídeos produzidos dentro dos cursos oferecidos pela universidade, como antropologia, odontologia, e farmácia. Acesso: gratuito, exige cadastro apenas de usuários que desejam fazer download dos arquivos

Projeto Conexão Linguagem: http://sistemas.ft.unicamp.br/mec/home.php
Visa fornecer subsídios teóricos e práticos aos professores de Língua Portuguesa, Literaturas em Língua Portuguesavisando a ampliar o leque de opções para o preparo e realização de aulas de leitura e escrita.

Coletânea de centenas de vídeos para ensino de Matemática do Ensino Fundamental e Médio.

Simuladores diversos.

Com livros, infográficos teste de ENEM, mapas, vídeos, etc:

Site do Professor Caê: http://www.caerjbr.com/Home
Site de Química, destinado a troca de informação entre os interessados pela disciplina, principalmente entre as pessoas que pretendem prestar vestibular.

Site Geografia Visual: http://geografiavisual.com.br  
Projeto pedagógico que elabora conteúdos educacionais utilizando recursos interativos. A página é desenvolvida pelo editor Adriano Rangel que é geógrafo, jornalista e mestrando em ecologia marinha e colaboradores com especialidade em designer gráfico, animação e ilustração.

Site que mostra 40 mapas- Metamorfose Digital - http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=29149#ixzz2lDwFBFBU
(sugestão da Tecnica Pedagógica da SEDU/GEFOR/SRE - VV/NTE, Loiza Roncete Pimenta

Site de Matemática: http://www.somatematica.com.br (sugestão da Supervisora Pedagógica da SRE de Nova Venécia, Franciely Gomes Favero Ferreira)

Vídeo aulas de diversas áreas.

Conteúdo: oferece conteúdo criado para os cursos da instituição, no formato de "cursos livres, sem assessoria pedagógica (tutoria), avaliação e certificação".

Universidade Federal de Goiás e Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais – LabTime

Criado em março de 2012. Conteúdo: reúne e produz legendas para vídeos de cursos de graduação e pós on-line e presenciais das principais universidades do Brasil e de outras partes do mundo, além de palestras como as dos eventos TED.



Obs: Professor, quando quiser trabalhar com algum site acima, tem que solicitar com antecedência a escola que encaminhe ao Help Desk (helpdesk@sedu.es.gov.br) um ofício de solicitação de desbloqueio. Nesse oficio deverá conter: Período de utilização, objetivo, disciplina, turma e turno e o endereço completo do site.
Equipe NTE/SRE/NV - Ariádina, Barbarina e Edith

Um comentário:

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