DATAS QUE MARCARAM NOSSA HISTÓRIA




hoje município de Nova venécia, onde iniciou o cultivo do café e que, logo apóss a abolição da escravatura, contratou mão-de-obra de imigrantes italianos para a expansão dos seus negócios, que se constituíram num marco de desenvolvimento da região.
 Retirado do livro Os ùltimos Zumbis, Maciel de Aguiar

A convivência entre os quilombos e a vida cotidiana colonial brasileira, que não retirava dos primeiros a característica da resistência contra a escravidão, apontava para a necessidade de inclusão dessa população, o que não foi conquistado com a Abolição. A assinatura da Lei Áurea não significou o reconhecimento da importância dos africanos e de seus descendentes na construção nacional, muito pelo contrário. Desde a dificuldade de término do tráfico negreiro, passando pelo advento da Lei de Terra, em 1850, e chegando as Leis do Ventre Livre e Sexagenário, o panorama político e jurídico brasileiro fabricava maneiras de deixar o negro à sua própria sorte, após a indefectível abolição.
A farsa da Abolição, como denunciou o Movimento Negro Brasileiro ao se recusar a comemorar a data do 13 de maio, gerou a falta de oportunidades de inclusão do negro na nossa sociedade, moldou a resistência e a militância incansável da comunidade negra brasileira que se organizou, e até hoje se organiza, pela defesa e garantia de seus direitos, num longo e árduo caminho em busca da igualdade e do acesso às políticas públicas de educação saúde, moradia, terra, religiosidade e muitas outras.
Fonte: A Escola e Suas Cores, CIDADANIA, EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICORRACIAIS. Adriana Pereira Campos & Gilvan Ventura da Silva. Editora GM,

Nenhum comentário:

Postar um comentário