I Mostra Regional de Música e III Mostra Regional de Dança das
Escolas Públicas Estaduais jurisdicionadas a SRE Nova Venécia, Praça Jones dos Santos Neves (em frente
a Superintendência).
Veja na pág. de ESCOLAS E PROJETOS
EQUIPE DA SRE/NV FAZ ESTUDO DA RESOLUÇÃO CEE/ES 3.777/2014
Veja na pág. de ESCOLAS E PROJETOS
EQUIPE DA SRE/NV FAZ ESTUDO DA RESOLUÇÃO CEE/ES 3.777/2014
Conforme
CI/SEDU/SEAF/Nº 163 – Circular, de 06/05/2015, a Equipe de Supervisão Escolar
da Regional deverá apresentar relatório contendo as dúvidas sobre a Resolução
CEE/ES 3.777/2014, enviando-o à GEMPRO até o dia 15/05/2015.
Posteriormente
serão realizados encontros na SEDU (20/05/2015, com o grupo que contempla esta
SRE), visando a análise dos relatórios de dúvidas enviados. O consolidado
destas reuniões servirá de base para o treinamento que será desenvolvido por
conselheiros do CEE/ES em parceria com a ESESP sobre a referida Resolução.
Para
o levantamento das dúvidas que serão elencadas no relatório da Supervisão
Escolar da SRE Nova Venécia, sendo que, todos os técnicos da equipe pedagógica foram
convidados para uma reunião no dia 11/05/2015, das 8h30min às 12h, no
Auditório Nobre.
O encontro "esticou" para 13h às 15h, sendo que, durante a reunião foram apresentadas as dúvidas já
identificadas por cada equipe a partir da leitura prévia da Resolução CEE/ES
3.777/2014.
09/04/2015 A MÁGICA DA LEITURA
O encanto recíproco de professores e dos pequenos alunos da
Escola Centro Municipal de Educação Infantil Vila de Jetibá, é uma marca do Cortina
Mágica. As crianças enfeitiçadas ante à cortina esperam pelas surpresas que
são preparadas em sala de aula pelos professores que abraçaram o projeto, cujo
objetivo é despertar o interesse pela leitura.
A
cortina, as fantasias, alguns livros, uma parte disso tudo sai do bolso de uma
equipe de cinco educadores, que levam o projeto com pouco dinheiro e muita
dignidade. As próprias professoras, com apoio da Vovó Coló, como chamam a mãe
de Anna, fazem as fantasias. A cortina que enfeitiça as crianças se abre sempre
as sextas-feiras. Em geral, os professores fazem adaptações ou reproduzem
textos dos livros. Algumas vezes, inserem um “pitaco” da vida cotidiana dessas
crianças.
A
ideia, de acordo com a coordenadora Anna Izabel Delboni de Souza Soares,
surgiu há seis anos com a percepção dos professores da escola, que fica num
bairro carente, que as crianças não tinham acesso a livros, filmes,
bibliotecas...
“Os
pais não sabiam da importância que os livros tinham para o futuro dos seus
filhos. Quando as crianças levavam livros para casa, eles voltavam riscados,
rasgados”, explica Anna Izabel. Para ela, hoje, toda a comunidade escolar está
envolvida com o projeto e com a valorização da leitura
Uma
das professoras engajadas no projeto, Érika Schultz explica que o Cortina
Mágica é muito importante para garantir os futuros leitores. O projeto envolve
crianças de seis meses a seis anos. “Só vai gostar desse mundo encantado quem
começa a se envolver com ele antes de aprender a ler.”
Segundo
Érika, os resultados do projeto são fáceis de perceber, especialmente em função
do desenvolvimento da fala e a desenvoltura dos alunos, que representam personagens,
cantam, dançam e, principalmente, fantasiam a vida. Outro resultado fundamental
é o envolvimento da comunidade escolar, inclusive os pais dos alunos,
valorizando a leitura.
Apesar
de a escola ser uma unidade considerada modesta pela própria equipe do projeto,
as professoras elogiam o esforço e o investimento feito em livros e acessórios,
que acabam dando suporte ao projeto também.
O
trabalho da equipe do Cortina Mágica já repercute em outras escolas do
município, que adotaram a iniciativa, e em outros municípios, que buscam
informações sobre o projeto
Destaque
INOVAÇÃO NA
GESTÃO MUNICIPAL - Região Serrana
Projeto
Reconhecido
Cortina
Mágica
Organização
Responsável
Prefeitura
Municipal de Santa Maria de Jetibá
Equipe
Anna
Izabel Delboni de Souza Soares (coordenadora do projeto), Érika Schultz,
Marfiza Ratzke Pereira, Valéria Aparecida Gonçalves Caetano e Vaudirene Schultz
Cabral
11/12/2014 CARTÃO DE NATAL DA EEEF PROFESSORA CARLOS DIAS MIRANDA CUNHA
08/12/2014 ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL E DA SRE DE NOVA VENÉCIA, REALIZAM O SEMINÁRIO DO PNAIC.
- São Gabriel da Palha - dias 10 e 17 de Novembro; 3 de Dezembro - com a oficineira de Matemática, a profª Dulcelene Fioroti Cescon;
- Boa Esperança dias 18 e 19 de Novembro; 1 e 2 de Dezembro - com a participação da oficineira de Linguagem, a profª Adriana Clementina Marchi Bonatto;
- Vila Valério - dias 24 e 26 de Novembro; 1º de Dezembro - com a participação da oficineira de Matemática, a profª Franciely Gomes Favero Ferreira;
- Vila Pavão - dias 25 e 26 de Novembro - com a participação do palestrante Carlos Eduardo Ferraço;
- Ponto Belo - dias 28 de Novembro e 1 de Dezembro com a paticipação da palestrante Maria Margareth Fardim Chagas;
- Mucurici - dias 04 e 05 de Dezembro;
- Ponto Belo - dias 28 de Novembro e 1º de Dezembro
Com a participação da palestrante a profª Maria Margareth Fardim Chagas
- Pinheiros com previsão para o dia 12/12;
- Nova Venécia com previsão para o dia 13/12
No dia 26/11 a Equipe Escolar apresentou todos os trabalhos realizados nas turmas do EMI, através de apresentações e trabalhos escritos, com orientações dos professores. Os pais comparecem demonstrando satisfação e alegria.Confira:
14/09/2014 Foi selecionado um texto do
aluno Jean Berger Butzke da EEEM Ana Portela de Sá , na categoria,
Artigo de Opinião para participar da etapa Estadual da 4ª edição da
Olimpíada de Língua Portuguesa *Escrevendo o Futuro*.
Parabéns a todos os envolvidos nesse trabalho!
Parabéns a todos os envolvidos nesse trabalho!
14/09/2014
11/09/2014
CARTA AOS ALUNOS DA EEEM DOM DANIEL COMBONI
Nova Venécia, 19,20
e 21 de Agosto de 2014.
Queridos alunos e
alunas,
Através da presente
carta, nós professores gostaríamos de dialogar com vocês e fazer-lhes algumas
indagações sobre sua presença na sociedade, suas expectativas, ansiedades
enquanto estudante do Ensino Médio.
Como você tem
observado a interação escola e sociedade? Como você nota a sua trajetória
durante seu período escolar? Qual sua expectativa para o futuro?
Temos observado que
através das manifestações recentes envolvendo jovens em busca de liberdade de
expressão, de conquista de seu espaço, a necessidade da juventude está cada dia
maior. Nós enquanto professores e estudantes gostaríamos de dizer a vocês:
Para que você
consiga ter sucesso em suas escolhas precisará, acima de tudo, ter motivação.
Dedique-se muito e mantenha o foco em você, nos estudos e nos seus sonhos. Não
permita que nada, nem ninguém, te desviem do seu objetivo.
Viveciem com muita alegria as experiências que a escola
oferece. Aproveitem todo o potencial dos professores. Questionem, não levem
dúvidas para casa. Procurem usufruir dos espaços de aprendizagem disponíveis na
escola em toda a sua plenitude: laboratório
de informática, a biblioteca, os projetos pedagógicos, as viagens, concursos,
olimpíadas, palestras, momentos culturais, o apoio pedagógico, enfim tudo o que
é produzido por toda a equipe da escola.
Sabemos das dificuldades próprias desse período da vida,
a adolescência, e estamos dispostos a ajudá-los a enfrentar todos os desafios
da formação seja humana, intelectual ou profissional. Contem conosco como
parceiros nessa busca por um futuro melhor.
Escrever
para você é sempre muito gratificante, hoje gostaríamos de provocar em você uma
reflexão.
A
educação no Brasil ainda
está longe de ser um modelo ideal. No entanto graças aos esforços
dos educadores em muitas partes do país vemos grandes exemplos de alunos
que devidamente motivados por seus professores fizeram sua parte e se
destacaram na sociedade.
E
você? Que tipo de aluno você é? Como é o seu comportamento e desempenho na
escola? Você gosta do ambiente escolar? Participa ativamente das
atividades desenvolvidas, seja na sala de aula ou fora dela? Concentra-se nos estudos
durante a semana e deixa a diversão para o final de semana?
É
certo que para crescermos é necessário muito investimento do poder público, mas
isto deve ser aliado ao envolvimento do aluno e envolvimento ativo de sua
família em relação a sua aprendizagem.
Nós, professores da EEEM "Dom
Daniel Comboni", remetemos a vocês essa carta para compartilharmos estes pensamentos.
Como você vê a tarefa do professor em sua sala de aula? Quais as suas
expectativas para o futuro que o aguarda? Nós, professores, temos como missão
preparar você para essa transição, para a entrada na vida adulta e no mercado
de trabalho. Todos os dias, quando entramos em sua sala, desejamos que você se
torne um cidadão de caráter íntegro, um profissional competente com um futuro
promissor. Essa é a nossa tarefa. Ela nos custa muitos planejamentos, preparo,
esforço, dedicação. E você é o motivo de todo esse trabalho. Esperamos sempre
que vocês aproveitem as oportunidades que estão tendo, busquem conhecimento,
utilizem com sabedoria o espaço escolar, usufruam dos recursos tecnológicos
para o crescimento cultural e intelectual e unam-se conosco nessa tarefa.
Queiram ser cidadãos íntegros, queiram ser profissionais de sucesso, queiram
ter um futuro promissor. Acreditem, está tudo ao seu alcance, basta esforço de
sua parte porque de nossa, estaremos sempre dispostos a auxiliá-los no que
necessário for.
Imaginar-se vencendo todos os obstáculos
durante a caminhada dos estudos é ingrediente fundamental para o sucesso. Pois,
quem não investe em si próprio perde o direito de reclamar dos outros (pais,
professores, governo, etc.) não investirem em sua pessoa.
Em relação à escola, somente ouvindo
atentamente o que o professor tem a dizer, é que você, como aluno, poderá
produzir conhecimentos cada vez mais acertados. Então, motive-se a ouvir.
A arrogância de achar
que sabe tudo, que é o “bom”, que não precisa acatar críticas, não tem mais
vez. Pratique a humildade! Seja acessível! Aproveite a oportunidade de
crescer, aperfeiçoar-se com a experiência alheia. Tenha atitude de aprender
sempre.
Querido aluno, chega de dar desculpas. A vida é
curta e não há desculpas para o fracasso. O mundo está aí, cheio de oportunidades
para aqueles que se comprometem. Portanto, quanto mais você valorizar a
experiência e conhecimento do seu professor, mais sabedoria e sucesso você terá
na sua vida.
Construir
conhecimentos requer um conjunto de saberes e experiências. Esses saberes
impulsionam nossas escolhas pessoais e profissionais, pois vivemos em constante
desenvolvimento. Quebrar barreiras, como o cansaço, as dificuldades do dia a
dia, da vida social e científica, é um trabalho árduo, mas necessário para
conquistarmos juntos o crescimento, de degrau em degrau, no nosso caminhar como
ser humano em meio a sociedade e no meio escolar. Ao transpormos os conceitos
pré-estabelecidos entre aluno e professor seremos mais fortes para enfrentar os
desafios da nossa vida. Difícil é, mas não podemos desistir. Para alcançar
nossos objetivos devemos caminhar juntos lutando por nossos sonhos e ideais em
busca de um futuro melhor para todos.
Estar matriculado em
uma boa escola, iniciar bem o ano letivo, socializar-se com seus colegas e ter
um bom relacionamento com seus professores não é o suficiente. Por melhor que seja o professor, é
fundamental que você desperte o interesse e o empenho em aprender, por isso, é
preciso buscar sempre o melhor, sonhar, acreditar e fazer acontecer e não
somente esperar pelos colegas.
Não desista no meio
do caminho! Você encontrará satisfação ao ver seus conhecimentos sendo
refletidos em boas notas e bom desempenho durante todo o ano letivo.
Pretendemos
auxiliá-los com as ferramentas para a sua futura vida profissional, por isso,
tenham em mente que cada conteúdo será a matéria-prima para a construção de seu
sucesso!
Estimados alunos, queremos refletir com vocês uma
célebre frase do filme Sociedade dos poetas mortos: “Carpe diem”, aproveitem o dia.
Aproveitem a vida,
aproveitem a escola. Sim, aproveitem a escola porque ela faz parte da vida de
vocês. Cada minuto na escola é muito importante para a construção, não só do
saber acadêmico, mas também a construção da moral, do caráter ético, da vida em
sociedade, de um ser político por inteiro, enfim, um verdadeiro cidadão. Aliada
à família, a escola está aqui para mostrar-lhes o que o mundo oferece e como
escolher entre o que é bom ou não. Por isso aproveitem todos os momentos na escola. Desde os mais
divertidos até os que exigem um desgaste físico e mental enorme.
A recompensa serão
as melhores possíveis, pedem acreditar.
Abraços muito carinhosos
Equipe de educadores da Escola Dom Daniel Comboni
25/08/2014
Confiram a programação semanal da TV Escola.
Acesse: http://tvescola.mec.gov.br
CONHEÇA OS NOVOS EPISÓDIOS DA SÉRIE “CHICO NA ILHA
DOS JURUBEBAS”. REALIZADA PELA TV ESCOLA
Não percam os novos episódios da série “Chico na Ilha dos Jurubebas”. Realizada pela TV Escola, a série mostra as aventuras de um menino e de seu papagaio que viajam todos os dias pelo portal construído pelo avô Manu para um mundo imaginário: a ilha dos Jurubebas.
A série é um produto de ficção composta por programas audiovisuais e jogos online, destinada às crianças do primeiro ano do ciclo de alfabetização, em conformidade com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Programa: CHICO NA ILHA DOS JURUBEBAS (DISPONÍVEL SOMENTE NO CANAL)
Exibição: Toda quarta-feira
Horário: 9h45 ou 15h45
Acesse: http://tvescola.mec.gov.br/tve/home
07/05/2014
“Centro de Educação Rural de Vila Pavão realiza 1° Chá Literário de 2014”
Para mostrar que a
literatura pode proporcionar novas experiências e fazer a diferença na vida dos
estudantes, o Centro Estadual Integrado de Educação
Rural (CEIER) de Vila Pavão, promoveu o 1º Chá Literário de 2014. No
evento, a escola divulgou para os alunos um novo acervo de livros que foram
expostos na biblioteca.
Inspiradas nas obras de Monteiro Lobato, com apresentações teatrais, contação de histórias, declamação de poesia e encenação musicais, as turmas do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e todo o ensino médio participaram da ação. Igualmente, os professores demonstraram seus talentos artísticos e declamaram poesias.
Orientados pela professora Stefânia Ramlow, as turmas da Educação em Tempo Integral, responsáveis pela “Rádio Escolar” – rádio que circula dentro do CEIER – realizaram uma programação especial. Eles lembraram a temática trabalhada, além de ouvir alguns participantes do evento.
Quem também participou do Chá Literário foi o morador da comunidade local, Darlan Antunes, que, além de apresentar diversas poesias de composição própria, destacou a importância da leitura no dia a dia e relatou como é prazeroso vivenciar o universo dos livros. Darlan está prestes a lançar seu primeiro livro de poesias.
Segundo a pedagoga Eliane Batista, o evento foi uma maneira de mostrar aos alunos que um livro é muito mais do que uma história. “A partir da leitura, eles podem ir além”, completa. Eliane, ainda, conta sobre a participação dos alunos. “Gostaram de estar envolvidos nos trabalhos e a atividade respondeu as expectativas. Hoje, os estudantes frequentam a biblioteca com gosto”, finaliza.
Para finalizar as atividades, em homenagem a Tia Anastácia, uma das personagens de Monteiro Lobato, a escola ofereceu chá verde e bolinhos de chuva aos participantes. Todos puderam se deliciar vivenciando a receita tão apreciada pelos personagens do Sítio do Picapau Amarelo.
Inspiradas nas obras de Monteiro Lobato, com apresentações teatrais, contação de histórias, declamação de poesia e encenação musicais, as turmas do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e todo o ensino médio participaram da ação. Igualmente, os professores demonstraram seus talentos artísticos e declamaram poesias.
Orientados pela professora Stefânia Ramlow, as turmas da Educação em Tempo Integral, responsáveis pela “Rádio Escolar” – rádio que circula dentro do CEIER – realizaram uma programação especial. Eles lembraram a temática trabalhada, além de ouvir alguns participantes do evento.
Quem também participou do Chá Literário foi o morador da comunidade local, Darlan Antunes, que, além de apresentar diversas poesias de composição própria, destacou a importância da leitura no dia a dia e relatou como é prazeroso vivenciar o universo dos livros. Darlan está prestes a lançar seu primeiro livro de poesias.
Segundo a pedagoga Eliane Batista, o evento foi uma maneira de mostrar aos alunos que um livro é muito mais do que uma história. “A partir da leitura, eles podem ir além”, completa. Eliane, ainda, conta sobre a participação dos alunos. “Gostaram de estar envolvidos nos trabalhos e a atividade respondeu as expectativas. Hoje, os estudantes frequentam a biblioteca com gosto”, finaliza.
Para finalizar as atividades, em homenagem a Tia Anastácia, uma das personagens de Monteiro Lobato, a escola ofereceu chá verde e bolinhos de chuva aos participantes. Todos puderam se deliciar vivenciando a receita tão apreciada pelos personagens do Sítio do Picapau Amarelo.
Informações à Imprensa:
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Assessoria de Comunicação/ Sedu
Rovena Storch/ Aline Nunes/ Gustavo Rosa Tels: 27 3636 -7705/ 3636-7706 E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br/ aanunes@sedu.es.gov.br/ gprosa@sedu.es.gov.br/ jgviana@sedu.es.gov.br Texto: Juliano Viana Facebook: www.facebook.com/SeduES |
&
07/05/2014
“Alunos de Vila Pavão conhecem manifestações artísticas por meio de profissões”
Para proporcionar aos alunos uma forma prazerosa de explorar as diferentes técnicas utilizadas nas linguagens artísticas, os alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Ana Portela de Sá, que fica em Vila Pavão, participaram da atividade “Profissões e Atuações Profissionais”.
A ideia surgiu para mostrar que a Arte e suas manifestações podem ser utilizadas em diferentes campos de produção. Para exemplificar, entre as profissões trabalhadas estavam: Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores, Arte Cênica, Moda, Artes Plásticas, Música, entre outras.
A ideia surgiu para mostrar que a Arte e suas manifestações podem ser utilizadas em diferentes campos de produção. Para exemplificar, entre as profissões trabalhadas estavam: Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores, Arte Cênica, Moda, Artes Plásticas, Música, entre outras.
Após o conteúdo ser explicado em sala de aula, a turma foi dividida em grupos, onde cada um ficou responsável por uma profissão. Em seguida, os alunos produziram textos ilustrando o significado e a função de cada área de atuação, além da média salarial e a importância social.
Para finalizar a atividade, os alunos confeccionaram materiais relacionados à profissão trabalhada como roupas, fotografias, maquetes de prédios, casas e teatro. Os trabalhos foram concluídos com uma exposição, no pátio da escola, que permaneceu por, aproximadamente, 15 dias.
A professora Andreia do Carmo Moreira destaca a importância de promover essa ação. “Foi um momento que os alunos puderam conhecer, despertar suas afinidades e perceber algumas das profissões que podem trilhar. A atividade valorizou o talento dos alunos”, conta.
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Rovena Storch/ Aline Nunes/ Gustavo Rosa Tels: 27 3636 -7705/ 3636-7706 E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br/ aanunes@sedu.es.gov.br/ gprosa@sedu.es.gov.br/ jgviana@sedu.es.gov.br Texto: Juliano Viana Facebook: www.facebook.com/SeduES |
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b 07/05/2014
“Centro de Educação Rural de Águia Branca promove a ‘Festa da Colheita’”
Uma atividade interdisciplinar de sensibilização ambiental promoveu um mutirão ecológico para a colheita do café na propriedade do Centro Estadual Integrado de Educação Rural (CEIER) de Águia Branca. Denominada ‘Festa da Colheita’, a ação envolveu toda a comunidade escolar e contou, também, com a organização dos demais setores da unidade de ensino.
Promovendo a inserção do estudante na comunidade, nas relações sociais, culturais, familiar e comunitária, bem como sua relação com a terra e os recursos naturais, sempre de modo dinâmico e crítico da realidade estabelecida, a atividade teve duração de três dias, onde os alunos foram divididos em grupos e em cada período do dia ficaram responsáveis por uma determinada área trabalhada.
Antes de iniciar o mutirão, com o tema ‘Solo e Questão Agrária’, a ação foi explorada em sala de aula e as turmas participaram de um momento de revisão, com aprofundamento na temática.
Promovendo a inserção do estudante na comunidade, nas relações sociais, culturais, familiar e comunitária, bem como sua relação com a terra e os recursos naturais, sempre de modo dinâmico e crítico da realidade estabelecida, a atividade teve duração de três dias, onde os alunos foram divididos em grupos e em cada período do dia ficaram responsáveis por uma determinada área trabalhada.
Antes de iniciar o mutirão, com o tema ‘Solo e Questão Agrária’, a ação foi explorada em sala de aula e as turmas participaram de um momento de revisão, com aprofundamento na temática.
Segundo a professora de Geografia, Arlete Rosa Gobbi, a atividade serviu para resgatar a cultura local. “Foi uma forma de valorização da cultura camponesa, além da aproximação dos alunos da realidade no ambiente em que vivem. A realização deste trabalho só é possível graças à educação do campo de tempo integral que é desenvolvida pela escola”, destaca.
Com o fim das atividades, o CEIER preparou um momento de confraternização com as turmas. Interagidos, os alunos participaram de torneios de futebol e brincadeiras como elástico e peteca em um campo próximo à instituição. Em sala de aula, a professora Arlete solicitou um relatório reflexivo diante do que foi visto no trabalho prático, destacando a importância dos cuidados do meio ambiente.
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04/04/2014Escola de Nova Venécia busca aproximação entre família e escola |
Sabendo que a interação entre a escola e a
família é de fundamental importância para o desempenho dos estudantes, a
Escola Estadual Dom Daniel Comboni, situada no município de Nova Venécia,
convidou pais e responsáveis para uma reunião geral visando compartilhar
elementos voltados para a aproximação e a participação da família na escola.
O objetivo consistiu em chamar a atenção da família para a necessidade de acompanhamento e incentivos por meio de atitudes que priorizem a educação e a formação dos alunos que cursam o ensino médio. Na ocasião, cerca de 350 pais, dos três turnos escolares, estiveram presentes na oportunidade. Durante a reunião, eles assistiram a uma palestra, ministrada pelas pedagogas responsáveis por cada turno, sobre como orientar os filhos nas tarefas relacionadas ao estudo diário das disciplinas. O tratamento que o aluno recebe da família também foi abordado pela importância e pela interferência que este pode exercer no comportamento e rendimento do aluno. Logo após, foi exibido um vídeo contendo uma entrevista com o professor Marcos Meier, que dava dicas de como se relacionar com o adolescente. |
A pedagoga responsável pelo turno matutino,
Luziana Grillo, explica que o acompanhamento familiar está diretamente
interligado ao resultado escolar do aluno. “Essa relação de aproximação deixa
o aluno mais seguro com relação à escola e a vida de uma forma geral, pois
favorece o seu desenvolvimento emocional e psicológico. É preciso que os pais
estejam atentos e presentes na educação dos filhos, auxiliando a escola no
exercício da construção dos valores e da valorização da educação como
instrumento de transformação”, ressalta.
Outras informações ligadas ao funcionamento escolar também foram compartilhadas com os pais, como a missão da escola, organização, conselho escolar, corpo docente e a equipe gestora. Além disso, os pais puderam ter mais conhecimentos sobre alguns programas que são voltados para os alunos do ensino médio, como o Proemi, a Metodologia entre Jovens, Jornada Ampliada, Xadrez em Rede, Jogos na Rede e a Semana Cultural. Ao final, houve o sorteio de itens que traziam um significado pedagógico. Os pais sorteados receberam um sabonete que representava a limpeza e a transparência nas relações, um bombom como simbolismo da doçura e delicadeza desejada nos relacionamentos e uma planta que retrata a semente do trabalho desenvolvido. “Os pais ficaram muito satisfeitos com esse contato. Saíram daqui felizes e disposto a contribuírem efetivamente participando mais da vida dos filhos”. finaliza. |
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01/04/2014
Escola de Pinheiros realiza abertura do Projeto Leitura em Cena |
Com o objetivo de estimular o hábito, o gosto e o
prazer pelos livros, a Escola Nossa Senhora de Lourdes, localizada no
município de Pinheiros, vem desenvolvendo continuamente, junto aos estudantes
do ensino médio, o Projeto Leitura em Cena, onde inúmeras ações são
destinadas ao aperfeiçoamento na área de linguagens.
Para abrir as atividades deste ano, a escola preparou uma cerimônia especial que contou com a presença de toda a equipe pedagógica. Na abertura, os professores de Língua Portuguesa abordaram a importância da leitura para o desenvolvimento intelectual e para a aprendizagem nas mais diversas áreas do conhecimento. Logo após, os estudantes entraram em cena com a interpretação de músicas como “Imagine”, de John Lennon, e “No Pares”, da cantora mexicana Dulce Maria. Houve ainda uma declamação do poema “Recomeçar”, do poeta Carlos Drummond de Andrade, a interpretação do poema “Primeiro Beijo”, de Clarisse Lispector e a exposição de releituras inspiradas nas obras do pintor Cândido Portinari. O evento contou, ainda, com a presença especial de Romilton Barreto, um carteiro Trovadorista, Cordelista e “contador de causos”, muito conceituado na região. |
A pedagoga do turno matutino, Wiviane Dondoni,
explica que o projeto é uma parceria entre as disciplinas de Língua
Portuguesa, Inglês, Espanhol, Artes e Educação Física. Segundo ela, os
jovens, em sua maioria, chegam ao ensino médio com muitas dificuldades
relacionadas à leitura e a interpretação, e isso acaba prejudicando o
processo de aprendizagem.
“Os jovens comumente não possuem o hábito de ler. O projeto tem a função de despertar o interesse por meio de atividades que sejam prazerosas e que promovam esse contato inicial com o universo da literatura. Muitos deles acabam se interessando, conhecendo diversas obras e adquirindo o hábito da leitura”, frisa Wiviane. Várias ações já estão previstas para calendário escolar 2014, dentre elas, destacam-se metodologias conhecidas como o Café Literário, Saraus Poéticos, Exposição de Cordéis e as visitas monitoradas à biblioteca escolar. “Nós temos conseguido atrair a atenção dos nossos jovens. A participação deles tem sido muito boa. Inclusive, iremos manter agora um cantinho exclusivo para a leitura aqui na escola”, finaliza. |
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Assessoria de Comunicação/ Sedu
Rovena Storch/ Aline Nunes/ Gustavo Rosa E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br/ aanunes@sedu.es.gov.br/ gprosa@sedu.es.gov.br/ pmssilva@sedu.es.gov.br Texto: Paula Maria Facebook: www.facebook.com/SeduES |
28/03/2014
Escola de Montanha começa preparação para o Enem 2014
Alunos da Escola Estadual Dom José Dalvit, localizada na cidade de Montanha, participaram da aula inaugural do projeto “Pré-Enem/Vestibular 2014”, desenvolvido na unidade de ensino por meio do Programa Ensino Médio Inovador. A finalidade da ação é aprimorar ainda mais os conhecimentos dos estudantes para as avaliações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares. O encontro foi baseado em dinâmicas de sensibilização. Primeiramente, os estudantes assistiram a uma palestra sobre o Enem, sequenciada por um bate-papo, onde 25 estudantes do Ensino Médio puderam tirar dúvidas mais pertinentes e conhecer um pouco mais sobre a avaliação. “Os nossos alunos puderam conhecer em detalhes como funciona o Enem, o objetivo, dentre outras informações técnicas sobre a avaliação, que a cada ano se torna mais importante, sendo uma verdadeira porta de entrada para o ensino superior”, destacou a coordenadora Marilene Vassoler Ross. Em seguida, foram exibidos dois vídeos que abordaram a realidade de escolas públicas localizadas em várias regiões do Brasil. A finalidade foi promover uma reflexão nos estudantes referente à preservação dos equipamentos que compõem o ambiente educacional. O curso “Pré-Enem/Vestibular 2014” terá aproximadamente nove meses de duração e neste período haverá a ampliação dos conhecimentos dos alunos, com estudos relacionados ao Enem e vestibular, de forma interdisciplinar. ProEmi O ProEmi é uma estratégia do Governo Federal que tem como finalidade apoiar e fortalecer a criação de propostas curriculares inovadoras, ampliando o tempo do estudante na escola por meio da inserção de práticas que tornem o currículo mais dinâmico. As atividades desenvolvidas abrangem as dimensões do trabalho, da ciência, cultura e tecnologia, contemplando as diversas áreas do conhecimento a partir de oito macrocampos: Integração Curricular; Leitura e Letramento; Iniciação Científica e Pesquisa; Línguas Estrangeiras; Cultura Corporal; Produção e Fruição das Artes; Comunicação, Cultura Digital e Uso de Mídias; e Participação Estudantil. As ações totalizam o mínimo de mil horas para cada etapa do ensino médio, totalizando três mil horas. As atividades são promovidas em forma de oficinas, atividades culturais, disciplinas eletivas e optativas, projetos com recursos tecnológicos, articulação com outras instituições e trabalho docente, dentre outras propostas. O Programa Ensino Médio Inovador é coordenado pelo Ministério da Educação (MEC) e integra ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). |
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24/01/2014
Estudantes de Nova Venécia criam livro ilustrado para retratar aulas de campo
Com a tonalidade verde claro, um ramo de planta
desenhado na parte superior e várias ilustrações que representam momentos
marcantes de viagens educativas em prol do meio ambiente capixaba. Assim é
composta a capa do livro ilustrado “I Coletânea das Aulas de Campo do Curso
Técnico em Meio Ambiente”, resultado das visitas técnicas realizados pelos
alunos da Escola Estadual Dom Daniel Camboni, situada no município de Nova
Venécia.
No exemplar de 23 páginas estão registrados em detalhes os momentos de estudos práticos dos alunos realizados no Parque Estadual Pedra Azul, Instituto Kautsky, dentre outros locais, onde é possível ter contato direto com a biodiversidade natural. A linguagem simples e envolvente do livro, aliada aos registros fotográficos de cada lugar visitado, torna a leitura ainda mais interessante. No livro, são destacados nomes de espécies de plantas, habitat natural em que vivem, como podem contribuir para o equilíbrio ecológico, etc. Também são enfatizados alguns répteis, aves e mamíferos silvestres, comportamento dos seres vivos, cadeia alimentar, e demais dados. Além disso, o exemplar também dá ênfase a preservação e reconstituição do meio ambiente, que pode ser feita por meio do plantio coletivo de novas mudas de árvores. Para enriquecer ainda mais o conhecimento, os leitores também têm acesso aos dados técnicos de cada local visitado pelos alunos, com dados referentes à extensão de áreas de proteção ambiental, quantidade de espécies catalogadas, entre outras informações. Aulas Práticas Na reserva do Instituto Kautsky, localizada em Domingos Martins, os estudantes puderam ver vários animais e plantas que integram o ambiente natural da Mata Atlântica. Já no Orquidário Nego Plantas, situado no município de Marechal Floriano, os alunos tiveram contato com diversas espécies de flores, entre elas, grandes e minúsculas, brancas e coloridas. Além da estética bem atrativa, o cheiro das plantas também foi outro atrativo que fascinou os visitantes do local. Acompanhar a produção de produtos caseiros com morango e entender os benefícios da cultivação orgânica fizeram parte das atividades desenvolvidas na Fazenda Ronchi, que fica no distrito de Pedra Azul, em Domingos Martins. No Parque Estadual Pedra Azul, os estudantes puderam identificar características culturais, históricas, geográficas e a sustentabilidade da região, proporcionando aos educandos o desenvolvimento da valorização ambiental e uma potencialização das características locais, regionais e culturais para promover o resgate histórico das raízes capixabas. Colaborar para o reflorestamento da Mata Atlântica e conhecer a biodiversidade fez parte do roteiro realizado na Área de Proteção Ambiental, em Nova Venécia. Além disso, os alunos visitaram a Pedra do Elefante, composta por vegetação rupestre e a Gameleira, uma enorme árvore, com tronco de grande espessura, característica marcante de plantas centenárias. Ter uma experiência mais intensa com animais silvestres como onça-pintada, veado, araras azul e vermelha, gavião, tartarugas, dentre outros, foi possível por meio de uma visita ao Zoo Parque, localizado na cidade de Marechal Floriano. No local, os alunos viram a importância da preservação das espécies para o equilíbrio ambiental.
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ESCOLAS/SRE/NOVA VENÉCIA |
Nº | Escola | Diretor(a)/ | Telefone da Escola | Município | |
Coordenador(a) | |||||
1 | CEIER de Águia Branca | Paulo Pilon | (27)3745-1119 | centroaguiabranca@sedu.es.gov.br | Águia Branca |
2 | EEEFM Antonio dos Santos Neves | Adriana Bonatto | (27)9777-5144 | escolaantonioneves@sedu.es.gov.br | Boa Esperança |
3 | CEIER de Boa Esperança | Derlinda Aguiar Livramento Carvalho | (27)3768-1290 | centroboaesperanca@sedu.es.gov.br | Boa Esperança |
4 | EEEFM Sobradinho | Dalva Medeiros Kretle | (27)9840-8028 | escolasobradinho@sedu.es.gov.br | Boa Esperança |
5 | EEUEF Francisco Filho de Lima: (Manhã) | Ana Paula Moschen | (27)3752-4254 | apmoschen@sedu.es.gov.br | Montanha |
João Luis Cerri | (27)3752-4254 | jlcerri@sedu.es.gov.br | |||
6 | EEEFM Elpídio Campos de Oliveira | Marcia Gardênia E S Costa | (27)3754-1735 | escolaelpidio@sedu.es.gov.br | Montanha |
7 | EEEM Dom José Dalvit | Paula Andrea Bussu Sampaio Fernandes | (27)3754-1249 | escolajosedalvit@sedu.es.gov.br | Montanha |
8 | EEEFM Pe Manoel da Nóbrega | Maria Nazaré Ribon Silva | (27)3754-5181 | escolapadremanoel@sedu.es.gov.br | Montanha |
9 | EEEFM Mucurici | Adelcy Passos Wagmacker de Souza | (27)3751-1207 | escolamucurici@sedu.es.gov.br | Mucurici |
10 | EEEM Itabaiana | Rosângela Ferreira Sena | (27)3751-3298 | escolaitabaiana@sedu.es.gov.br | Mucurici |
11 | EEEFM Alarico José de Lima | Manoel Renaldo Pereira | (27)3772-3065 | escolaalaricojose@sedu.es.gov.br | Nova Venécia |
12 | EEEM Dom Daniel Comboni | Hélio Pettene | (27)3752-1152 | escoladanielcomboni@sedu.es.gov.br | Nova Venécia |
13 | EEEFM José Zamprogno | Izanete Medeiros Francischetto | (27)3772-4002 (orelhão próximo à Escola) | escolajosezamprogno@sedu.es.gov.br | Nova Venécia |
14 | EEEM Maria Dalva Gama Bernabé | Maria da Penha Gozzer Cimadon | (27)3752-9043 | escolamariadalva@sedu.es.gov.br | Nova Venécia |
15 | EEEM Zeferino Oliosi | Jaquiceli Daros Machado Cesconetto | (27)9267-9833 | escolazeferino@sedu.es.gov.br | Nova Venécia |
16 | EEEM Nossa Senhora de Lourdes | Janete Bindaco Akisaski Silva | (27)3765-1134 | escolalourdes@sedu.es.gov.br | Pinheiros |
17 | EEEFM São João do Sobrado | Reginaldo Queiroz Pinto | (27)3765-5265 | escolasobrado@sedu.es.gov.br | Pinheiros |
18 | EEEFM Maria Magdalena Silva | Hedna Guimarães Guzzo Novais | (27)3757-1342 | escolamariasilva@sedu.es.gov.br | Ponto Belo |
19 | EEEM Itamira | Zita Eugênia Alves da Conceição (coord.) | (27)3757-6029 (a partir das 16 horas) | escolaitamira@sedu.es.gov.br | Ponto Belo |
20 | EEUEF Córrego Bley: (Tarde) | Ana Paula Moschen | (27)3752-4254 | apmoschen@sedu.es.gov.br | São Gabriel da Palha |
João Luis Cerri | (27)3752-4254 | jlcerri@sedu.es.gov.br | |||
21 | EEUEF Córrego Comprido: (Manhã) | Ana Paula Moschen | (27)3752-4254 | apmoschen@sedu.es.gov.br | São Gabriel da Palha |
João Luis Cerri | (27)3752-4254 | jlcerri@sedu.es.gov.br | |||
22 | EEUEF Córrego da Lapa: (Manhã) | Ana Paula Moschen | (27)3752-4254 | apmoschen@sedu.es.gov.br | São Gabriel da Palha |
João Luis Cerri | (27)3752-4254 | jlcerri@sedu.es.gov.br | |||
23 | EEUEF Córrego Araras: (Manhã) | Ana Paula Moschen | (27)3752-4254 | apmoschen@sedu.es.gov.br | São Gabriel da Palha |
João Luis Cerri | (27)3752-4254 | jlcerri@sedu.es.gov.br | |||
24 | EEUEF Córrego Iracema: (Tarde) | Ana Paula Moschen | (27)3752-4254 | apmoschen@sedu.es.gov.br | São Gabriel da Palha |
João Luis Cerri | (27)3752-4254 | jlcerri@sedu.es.gov.br | |||
25 | EEUEF Fazenda Dobrowolsky (Manhã) | Ana Paula Moschen | (27)3752-4254 | apmoschen@sedu.es.gov.br | São Gabriel da Palha |
João Luis Cerri | (27)3752-4254 | jlcerri@sedu.es.gov.br | |||
26 | EUEF Duas Barras: (Manhã) | Ana Paula Moschen | (27)3752-4254 | apmoschen@sedu.es.gov.br | São Gabriel da Palha |
João Luis Cerri | (27)3752-4254 | jlcerri@sedu.es.gov.br | |||
27 | EEUEF Fazenda Lorenzoni: (Tarde) | Ana Paula Moschen | (27)3752-4254 | apmoschen@sedu.es.gov.br | São Gabriel da Palha |
João Luis Cerri | (27)3752-4254 | jlcerri@sedu.es.gov.br | |||
28 | EEUEF Fazenda Lovo: (Manhã x Tarde) | Ana Paula Moschen | (27)3752-4254 | apmoschen@sedu.es.gov.br | São Gabriel da Palha |
João Luis Cerri | (27)3752-4254 | jlcerri@sedu.es.gov.br | |||
29 | EEUEF Fazenda Suave: (Manhã xTarde) | Ana Paula Moschen | (27)3752-4254 | apmoschen@sedu.es.gov.br | São Gabriel da Palha |
João Luis Cerri | (27)3752-4254 | (27)3752-4254 | |||
30 | EEUEF São João Batista: (Manhã) | Ana Paula Moschen | (27)3752-4254 | apmoschen@sedu.es.gov.br | São Gabriel da Palha |
João Luis Cerri | (27)3752-4254 | jlcerri@sedu.es.gov.br | |||
31 | EEUEF São Salvador: (Manhã) | Ana Paula Moschen | (27)3752-4254 | apmoschen@sedu.es.gov.br | São Gabriel da Palha |
João Luis Cerri | (27)3752-4254 | jlcerri@sedu.es.gov.br | |||
32 | EEUEF Valdivino Grooner: (Manhã) | Ana Paula Moschen | (27)3752-4254 | apmoschen@sedu.es.gov.br | São Gabriel da Palha |
João Luis Cerri | (27)3752-4254 | jlcerri@sedu.es.gov.br | |||
33 | EEUEF Vale Encantado: (Manhã) | Ana Paula Moschen | (27)3752-4254 | apmoschen@sedu.es.gov.br | São Gabriel da Palha |
João Luis Cerri | (27)3752-4254 | jlcerri@sedu.es.gov.br | |||
34 | EEEF Bairro Boa Vista | Iolanda Raasch de Paulo | (27)3727-4963 | escolabairroboavista@sedu.es.gov.br | São Gabriel da Palha |
35 | EEEF Córrego Queixada | Sheila Lamburghini (coord.) | (27)3728-1426 | escolaqueixada@sedu.es.gov.br | São Gabriel da Palha |
36 | EEEF Prof. Carlos Dias Miranda Cunha | Marlene Silva Teixeira de Souza | (27)3727-2088 | escolacarlosdias@sedu.es.gov.br | São Gabriel da Palha |
37 | EEEFM São Gabriel da Palha | Jacira Schwanz Wandermurem | (27)3727-1356 | escolasaogabriel@sedu.es.gov.br | São Gabriel da Palha |
38 | EEEF Vera Cruz | Leida Raasch | (27)3727-6218 | escolaveracruz@sedu.es.gov.br | São Gabriel da Palha |
39 | CEIER de Vila Pavão | Irineu Wutkwe | (27)9752-1856 | centrovilapavao@sedu.es.gov.br | Vila Pavão |
40 | EEEFM Profa. Ana Portela de Sá | Creuza Joann Kosky | (27)3753-1191 | escolaanaportela@sedu.es.gov.br | Vila Pavão |
41 | EEUEF Alto Valério (Tarde) | Ana Paula Moschen | (27)3752-4254 | apmoschen@sedu.es.gov.br | Vila Valério |
João Luis Cerri | (27)3752-4254 | jlcerri@sedu.es.gov.br | |||
42 | EEUEF Córrego do Pavão: (Manhã) | Ana Paula Moschen | (27)3752-4254 | apmoschen@sedu.es.gov.br | Vila Valério |
João Luis Cerri | (27)3752-4254 | jlcerri@sedu.es.gov.br | |||
43 | EEUEF Fazenda Amorim (Manhã x Tarde) | Ana Paula Moschen | (27)3752-4254 | apmoschen@sedu.es.gov.br | Vila Valério |
João Luis Cerri | (27)3752-4254 | jlcerri@sedu.es.gov.br | |||
44 | EEUEF Fazenda São Geraldo: (Manhã) | Ana Paula Moschen | (27)3752-4254 | apmoschen@sedu.es.gov.br | Vila Valério |
João Luis Cerri | (27)3752-4254 | jlcerri@sedu.es.gov.br | |||
45 | EEUEF Nova Jerusalém | Ana Paula Moschen | (27)3752-4254 | apmoschen@sedu.es.gov.br | Vila Valério |
João Luis Cerri | (27)3752-4254 | jlcerri@sedu.es.gov.br | |||
46 | EEEF Valério | Vanete Zani Klippel | (27)3728-1432 | escolavalerio@sedu.es.gov.br | Vila Valério |
47 | EEEFM Atílio Vivacqua | Angela Maria Camporez Mação | (27)3728-1589 | escolaatiliovivacqua@sedu.es.gov.br | Vila Valério |
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